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Grupo de 27 estudantes do país que passaram cinco dias no Distrito Federal foi escolhido através de redações. Foto: Pedro França/Agência Senado

Grupo de 27 estudantes do país que passaram cinco dias no Distrito Federal foi escolhido através de redações. Foto: Pedro França/Agência Senado

De Macaparana para o Senado Federal

Estudante pernambucana escreveu 30 linhas sobre educação e inclusão no esporte e foi escolhida para passar cinco dias trabalhando em projeto de lei

Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania. Foi com um texto de 30 linhas com esse título que uma estudante pernambucana conquistou o terceiro lugar nacional no concurso de redações Jovem Senador 2016. Aluna do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra e aprovada no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) em medicina, Acsa Mendes, 17, estava entre os 27 estudantes do país escolhidos para passar cinco dias em Brasília. Durante a viagem, ela conheceu o Senado Federal e pode elaborar um projeto de lei para ser apreciado pelos legisladores.

No ano letivo de 2016, a estudante de Macaparana, Mata Norte do estado, foi estimulada pelo professor de história Daniel Ferreira de Lima a escrever a redação. A habilidada da adolescente com as palavras já era conhecida na escola. Para fazer o texto, cujo tema proposto era Esporte: educação e inclusão, Acsa passou semanas lendo sobre o assunto, vendo filmes e pesquisando. “Sempre gostei muito de ler e escrever e acredito que o gosto pela leitura está muito atrelado à facilidade para colocar ideias no papel”, conta Acsa.

O texto que ela escreveu e releu várias vezes foi escolhido como o melhor da escola. Assim, a primeira etapa estava vencida. A segunda fase foi estadual. Os textos de destaque das unidades de ensino foram enviados à Secretaria Estadual de Educação, que, ao selecionar a redação de Acsa, garantiu a viagem dela a Brasília, para onde iria o melhor de cada estado. “Eu tinha gostado do texto, mas jamais imaginaria que poderia ser o mehor do estado”, revela.

As boas notícias não pararam com a medalha de ouro estadual. Ao chegar a Brasília, a estudante da rede pública de Pernambuco descobriu que sua redação era também a terceira melhor do país. A pernambucana dividiu o pódio com o estudante Dilson Gabriel Pieve, de Minas Gerais, e com a estudante do Distrito Federal Isabelle da Silva dos Santos, primeiro e segundo lugar, respectivamente. “Foi um resultado inesperado, mas que comemorei muito. Sempre gostei de redação, mas esta conquista estava além do que eu podia imaginar”, diz.

A cerimônia de “posse” dos jovens senadores aconteceu em novembro do ano passado. No evento, Acsa recebeu um certificado, um troféu e fez um juramento. Prometeu guardar a Constituição Federal e as leis do país. “Além disso, boa parte do nosso tempo (em Brasília) foi conhecendo a legislação. Ficamos divididos em três comissões para elaborar um projeto de lei”, lembra. O grupo da pernambucana deixou como sugestão para o Senado a criação de uma lei que obrigue as empresas a identificarem nas embalagens dos produtos a presença de substâncias cancerígenas.

A intolerância como tema para futuros candidatos

Isabelle dos Santos (Brasília), Dilson Pieve (Minas Gerais) e Acsa Mendes (Pernambuco) foram os primeiros. Foto:  Pedro França / Agência Senado

Isabelle dos Santos (Brasília), Dilson Pieve (Minas Gerais) e Acsa Mendes (Pernambuco) foram os primeiros. Foto: Pedro França / Agência Senado

Alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país poderão participar do projeto Jovem Senador 2017. O tema deste ano é Brasil plural: para falar de intolerância. Os 27 autores da melhor redação de cada unidade da federação serão nomeados jovens senadores. Por meio do projeto, os estudantes vivenciam a experiência de conhecer o funcionamento do Senado, apresentar, debater e votar projetos de lei.

De acordo com a coordenadora de Eventos da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, Márcia Yamaguti, o tema proposto para esta edição tem como objetivo estimular o debate sobre questões que estão em pauta no Brasil e no mundo, permeando as relações sociais, com foco na questão da diversidade.

“É necessário encontrar um caminho para a pluralidade das pessoas, engajando os jovens no mundo das diferenças e preparando-os para serem cidadãos que respeitam o direito do outro”, enfatiza.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura dos jovens senadores tem duração de quatro dias e tem início com a posse e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a publicação no Diário do Senado Federal. As inscrições para a edição 2017 estão previstas para começar em março.

Todas as informações sobre o 10º Concurso de Redação do Senado e a 7ª Edição do Jovem Senador estarão disponíveis no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

[ Como participar do Jovem Senador

• O aluno precisa estar matriculado em ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos

• O estudante deve ter, no máximo, 19 anos completos até a data-limite para as secretarias de Educação enviarem as redações ao Senado Federal

• O candidato não pode ter vencido o concurso de redação ou ter sido jovem senador em outra edição

• O aluno também não pode ser parente de integrantes da equipe organizadora

Etapas do Jovem Senador:

1 – As escolas trabalham o tema da redação em sala de aula e, dentre as redações produzidas, uma é escolhida e enviada à Secretaria Estadual de Educação.

2 – A Secretaria Estadual de Educação forma uma comissão julgadora e escolhe três redações da rede, sem classificá-las, e envia ao Senado Federal.

3 – A comissão julgadora do Senado Federal escolhe a vencedora de cada unidade da Federação e as três melhores redações nacionais.

Tema do Jovem Senador 2017:

Brasil: para falar de intolerância

Tema do Jovem Senador 2016:

Esporte: educação e inclusão

Vencedores Jovem Senador 2016:

1º Dilson Gabriel Pieve (MG)
2º Isabelle da Silva dos Santos (DF)
3º Acsa Mendes de Albuquerque (PE)

Fonte: Senado Federal