Quando se está recebendo um benefício do INSS, não há necessidade de continuar recolhendo, paralelamente, as contribuições previdenciárias mensais. Parece óbvio, mas muita gente continua fazendo o pagamento, principalmente aqueles que recolhem como autônomo, por meio do carnê “laranjinha”. Por isso, este foi o tema escolhido para a estreia do blog Espaço da Previdência, que todas as quartas-feiras trará novidades para o leitor do diariodepernambuco.com.br.

Quem possui vínculo empregatício tem menos problema, pois o patrão cessa os descontos diretamente no contracheque, sem contribuir desnecessariamente. Tudo isso é possível porque, para a Previdência Social, o recebimento de um benefício temporário, como salário-maternidade e auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), é considerado como salário de contribuição para novo benefício.

Tomemos como exemplo um trabalhador que possui 33 anos de contribuição e nos últimos dois anos recebeu auxílio-doença, mas convalesceu-se e voltou à labuta. Nesse caso, ele já contabiliza 35 anos de tempo de contribuição e pode se aposentar, ainda que “não tenha contribuído” por dois anos.

No cálculo dessa aposentadoria, o período de recebimento temporário do auxílio-doença é usado na base de cálculo como se o beneficiário tivesse recolhido normalmente ao INSS.

Benefícios como o salário-maternidade (art. 28, Lei 8.212/91) e o auxílio-doença previdenciário ou acidentário (art. 29, § 5.º, Lei 8.213/91) são considerados como salário de contribuição e entram na base de cálculo da futura aposentadoria.

Além de não precisar pagar à Previdência, quem está em gozo de um benefício não precisa preocupar-se com a qualidade de segurado. Enquanto o INSS paga o benefício, se acontecer algum infortúnio, a pessoa estará acobertada para receber algum dos dez benefícios da Previdência.

Quem já pagou perde o dinheiro para a Previdência? Não. Pode ser requerida administrativamente (e, em último caso, judicialmente) a devolução dos valores repassados indevidamente aos cofres públicos, tudo corrigido e atualizado.

Fique atento: não desperdice seu tão suado dinheiro. Até a próxima!