Dinastia Marta

Logotipo dos Jogos Olímpicos de 2008
Logotipo dos Jogos Olímpicos de 2008

Ainda faltam dois dias para a cerimônia de abertura, mas o Brasil já irá estrear nas Olimpíadas de Beijing às 6h desta quarta-feira. O time da super-craque Marta (que joga demais, mesmo) terá de cara a Alemanha, atual campeã mundial. Será um repeteco da decisão do Mundial de 2007, também realizado na China. Naquela final, em 30 de setembro, as germânicas venceram por 2 x 0 em Xangai. Prinz, a ‘Marta’ européia (sem os dribles), e Laudehr fizeram os gols do título.

Hoje, o jogo será disputado em Shenyang, na abertura do Grupo F das Olimpíadas, que conta ainda com Nigéria e Coréia do Norte. O Brasil, que é também o atual vice-campeão olímpico, tem uma chance enorme de “medalhar” novamente. É uma seleção para torcer com gosto. E que tem na alagoana Marta – que com apenas 22 anos já foi eleita duas vezes pela Fifa como a melhor do mundo – o seu maior expoente. A Seleção tem tudo para ter pelo menos mais 10 anos da Dinastia Marta.

No banco de reservas estará Bárbara, primeira representante de Pernambuco a começar o ciclo olímpico de 2008. Há bastante tempo que a goleira do Sport busca uma chance no time titular. Ao todo, serão oito pernambucanos em Beijing, digo, Pequim… Mas o jogo de hoje é Shenyang… Enfim, é na China!

Pódios do torneio feminino de futebol

1996 (Atlanta, EUA)
Ouro – Estados Unidos
Prata – China
Bronze – Noruega

2000 (Sydney, Austrália)
Ouro – Noruega
Prata – Estados Unidos
Bronze – Alemanha

2004 (Atenas, Grécia)
Ouro – Estados Unidos
Prata – Brasil
Bronze – Alemanha

 

Sobre a dúvida asiática, vai aqui um bom texto sobre a diferença entre Pequim e Beijing: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/voz250420013.htm

Caso você tenha preguiça de clicar no link, adianto aqui: as duas formas são, obviamente, corretas.

Mas dizem que os chineses preferem Beijing. Eu só conheço um chinês (matemática esquisita, pois 20% da população mundial é chinesa), e nunca tirei essa dúvida com ele (Yuan).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*