Clássico dos Clássicos rumo aos 100 anos

 
Primeiros escudos de Sport e Náutico
Primeiros escudos de Sport e Náutico
Já começou a contagem regressiva para o centenário do clássico mais antigo do Nordeste. Falta menos de um ano (mais precisamente 350 dias), pois às 16h do dia 25 de julho de 1909 começava o primeiro Sport x Náutico da história, ou simplesmente Clássico dos Clássicos, como ficou conhecido décadas depois. Naquela tarde, o Alvirrubro fazia a primeira partida de futebol de sua história (o clube foi fundado em 1901, mas para a prática de esportes aquáticos, como “sugere” o nome).
 
E que estréia do Náutico! Venceu por 3 x 1, no campo do British Club, com um público estimado em 3 mil pessoas (um verdadeiro evento social na cidade naquele dia). O duelo entre rubro-negros e alvirrubros é o 3° mais velho do Brasil, ficando atrás apenas do Clássico Vovô (entre os cariocas Fluminense e Botafogo, que jogaram em 22 de outubro de 1905) e do Gre-Nal (entre Grêmio e Internacional, cuja partida foi apenas uma semana antes do clássico pernambucano). 

Em 21 de outubro de 2006, Sport e Náutico se enfrentaram na Ilha do Retiro, pela Série B. Parte da imprensa considerou aquela partida como o clássico de número 500 (o Leão venceu por 2 x 0, gols de Fumagalli). Baseado nos números do pesquisador Carlos Celso Cordeiro (autor de coleções completas com todos os jogos da história do Náutico, do Sport e do Campeonato Estadual), o Diario não considerou os confrontos válidos pelo Torneio Início, pois os jogos festivos (disputado de forma intermitente entre 1919 e 1981) duravam entre 15 e 40 minutos.

Mas dois dias antes daquela partida, o Diario ‘recontou’ o clássico. Assim, foram retirados 22 jogos. Houve também uma vitória do Timbu que foi anulada, em 1934. Assim, já contando a vitória do Sport no Brasileirão deste ano, por 2 x 0, no Aflitos, foram realizados 488 clássicos. Se os rivais mantiverem uma média de quatro duelos por ano, o tão aguardado 500° duelo poderá ocorrer em 2011.

Clássico dos Clássicos
488 jogos

191 vitórias do Sport
165 vitórias do Náutico
131 empates
1 jogo de placar desconhecido (disputado em 29 de março de 1931, mas sem registro nos jornais dos dias seguintes)  

Clássicos “extras”
22 jogos do Torneio Inicio

5 vitórias do Sport
4 vitórias do Náutico
13 empates

1 jogo anulado (vitória do Náutico, em 16 de dezembro de 1934)

7 Replies to “Clássico dos Clássicos rumo aos 100 anos”

  1. Sempre que me perguntam qual a mais emocionante das partidas de futebol que alguém possa assistir, respondo sem titubear: Náutico X Sport. Acompanho a história desse que é chamado; e não por acaso; do CLASSICO dos CLASSICOS, desde meados da década de 60. Aliás, a gloriosa década do Náutico. Torço pelo Náutico de paixão, mas tenho grande orgulho de ter como maior rival um time da grandeza do Sport Club do Recife. E parabéns pela matéria.

  2. Sempre que me perguntam qual a mais emocionante das partidas de futebol, respondo sem titubear: Náutico X Sport. Acompanho a historia desse que é chamado; e não por acaso; do CLASSICO dos CLÀSSICOS, desde meados da década de 60. Aliás, a gloriosa década do Náutico. Torço pelo Náutico, mas tenho grande orgulho de ter cmo maior rival um time da grandeza do Sport. E parabens pela matéria.

  3. eu vou para o chiqueiro vê o nautico ganha para coisa dentro da ilha da fantasia! a coisa levou sorte ontem 2 gols bambo o resto show do nautico

  4. Esse site E massa gostei muito esse jogo de 2006 eu foi e nenm entrei pq meu pai comprou o ingresso errado o ingresso do nautico mais foi bom o sport ganhou thau um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*