Cotação do bronze supera o ouro

Jigoro Kano O Brasil conquistou duas medalhas de maneira brilhante na manhã desta segunda-feira. O metal pode ter sido o menos nobre das Olimpíadas, mas os resultados de Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros surpreenderam. O primeiro conseguiu o seu segundo bronze olímpico, enquanto a segunda foi – “apenas” – a primeira mulher a ganhar uma medalha em provas individuais. Com os dois bronzes, o Judô se tornou o esporte com o maior número de pódios brasileiros nos Jogos (14 ao todo), ao lado da Vela. Com as duas medalhas de hoje, o Brasil já igualou o número de medalhas obtidas no judô a cada Olímipada desde 1996, em Atlanta/EUA. E olhe que Tiago Camilo – que foi eleito como o melhor do judoca do Mundial-2007, disputado no Rio de Janeiro – ainda não estreou.

Judô brasileiro nas Olimpíadas:

1972 – Bronze – Chiaki Ishii (meio-pesado)
1984 – Prata – Douglas Vieira (meio-pesado)
1984 – Bronze – Luis Onmura (leve)
1984 – Bronze – Walter Carmona (médio)
1988 – Ouro – Aurélio Miguel (meio-pesado)
1992 – Ouro – Rogério Sampaio (meio-leve)
1996 – Bronze – Aurélio Miguel (meio-pesado)
1996 – Bronze – Henrique Guimarães (meio-leve)
2000 – Prata – Tiago Camilo (leve)
2000 – Prata – Carlos Honorato (médio)
2004 – Bronze – Leandro Guilheiro (leve)
2004 – Bronze – Flávio Canto (meio-leve)
2008 – Bronze – Ketleyn Quadros (leve)
2008 – Bronze – Leandro Guilheiro (leve)

Judô, Natação e Atletismo. Três dos esportes que mais chamam a atenção de jovens para a prática esportiva durante os Jogos. E uma boa participação nacional realmente colabora para isso. O blogueiro aqui, por exemplo, começou a ter aulas de judô em 1996, justamente após as medalhas de Aurélio Miguel e do mesmo Leandro Guilheiro, que detonou hoje. Parei na faixa laranja (a 5ª) e lembro o nome de pouquíssimos golpes. Cansei de ser derrubado também.

Texto sobre o japonês Jigoro Kano (foto acima), fundador do Judô (em 1882): http://pt.wikipedia.org/wiki/Jigoro_Kano

Texto sobre o Judô: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4

Atualização às 9h30 do dia 12/08: Com a estréia de Tiago Camilo, o Brasil faturou mais um bronze. Com 15 medalhas, o Judô é agora o esporte com mais medalhas para o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*