Santa D

Santa Cruz 0 x 1 Icasa 10-08-08 É delicada a situação do Santa Cruz no grupo 19 do Campeonato Brasileiro da Série C. O time coral é o lanterna da chave, liderada de maneira brilhante pelo Salgueiro, com 7 pontos. Com apenas 2 pontos, os tricolores precisam vencer o Icasa em Juazeiro do Norte, no próximo domingo. E é bom rezar bem muito para Padim Ciço, porque a equipe não vem bem, e já está há 5 jogos sem vencer (4 empates e 1 derrota). Faltando três rodadas para o final da segunda fase, o desespero já toma conta da torcida, que vem dando show na arquibancadas (média superior a 20 mil pagantes).

Fora da arquibancada, porém, integrantes da Inferno Coral copiaram o mau exemplo de outras torcidas organizadas durante a última semana (de Náutico e Flamengo, para ser mais claro), e tentaram agredir os jogadores. Um segurança do Santa ficou ferido após o quebra-quebra na porta dos vestiários, no domingo, após a derrota diante do Icasa, no Arruda. Vidraças também foram quebradas. Caso não se classifique à terceira fase, o Santa Cruz precisará ser, no mínimo, um dos quatro melhores eliminados desta fase, ou então descerá mais um degrau na casta do futebol brasileiro: a Série D. Dessa vez sim, o fundo do poço.

Abaixo, um parágrafo da diretriz da Quarta Divisão, criada nesta ano pela CBF:

Todos os clubes participantes arcarão com as suas despesas de transporte e hospedagem. Não obstante, a CBF já desenvolve ações em busca de patrocínios comerciais para a competição. Tal ocorrendo, haverá um suporte financeiro para os clubes, cuja extensão dependerá dos resultados de tais negociações.
Os clubes que não estiverem interessados na disputa da Série D/2009, tendo em vista as condições financeiras, deverão comunicar as suas posições formalmente às correspondentes federações, de modo a abrirem vagas para outros eventuais interessados, observados os critérios de classificação em cada certame estadual. O Campeonato Brasileiro da Série D12009 será disputado com os 40 clubes divididos em grupos regionais, considerados os necessários enfoques de minimização de custos da competição.

Quebra-quebra no Arruda

Comentário do blog sobre o parágrafo acima: É MUITA BRONCA.

Pernambuco terá a direito a 2 vagas na Série D em 2009. A participação na Série C deste ano não garante a vaga, portanto, a classificação será através do Campeonato Pernambucano do ano que vem.

O regulamento completo da Série D será divulgado em novembro, respeitando o Estatuto do Torcedor.

Estrutura do futebol Brasileiro em 2009

Série A – 20 clubes
Série B – 20 clubes
Série C – 20 clubes
Série D – 40 clubes

Fotos: Helder Tavares/DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*