É por ti, Fogo!

BotafogoO Botafogo de Futebol e Regatas completa hoje 104 anos de história. Apesar de ter contado com um timaço nos anos 60, cujo craque era simplesmente Mané Garrincha, o Fogão (Alvinegro, Estrela Solitária, Bota…) vive um momento de transição. O ponto de partida foi o arrendamento do estádio Engenhão, no ano passado. O time administrará o estádio pelos próximos 19 anos.

O maior título do Botafogo foi a conquista do Campeonato Brasileiro de 1995, numa polêmica final contra o Santos, no Pacaembu. O clube também conquistou a Taça Brasil de 1968. Fora das fronteiras do país, o Botafogo venceu a extinta Copa Conmebol, em 1993.

Depois de amarelar bastante nos últimos anos (principalmente diante do Flamengo), o Botafogo começa na próxima quinta-feira, contra o Atlético-MG, no Rio, a luta pelo título da Copa Sul-Americana. A taça, instituída pela Conmebol em 2002, ainda é inédita para o futebol brasileiro.

Curiosidade: O Botafogo aplicou aquela que é, até hoje, a maior goleada da história do futebol brasileiro. No dia 30 de maio de 1909, durante o Campeonato Carioca, o Fogão venceu o Mangueira por 24 x 0. Repito: 24 x 0.

Site oficial do Botafogo: http://www.botafogonocoracao.com.br/

História do Botafogo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas

“É por ti, Fogoooo” = http://www.youtube.com/watch?v=inOvY3bUdek

PS. Cuca, homenageado em um vídeo tão recente, deverá pisar hoje nas Laranjeiras para substituir Renato Gaúcho no comando do Flu. Que ironia, hein?

Enfim… Parabéns, Botafogo.

One Reply to “É por ti, Fogo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*