Libertadores 2009 update

Taça LibertadoresAo todo, 15 clubes já estão classificados para a próxima Taça Libertadores da América, que terá a participação de 38 equipes. Até agora, o Sport é o único representante brasileiro garantido na competição. Abaixo, os outros 14 possíveis adversários do Leão nessa aguardada campanha:

River Plate e Lanús (Argentina); Peñarol, Nacional e Defensor (Uruguai); Caracas, Deportivo Táchira e Deportivo Anzoátegui (Venezuela); Libertad (Paraguai); Universitario de Sucre (Bolívia); Everton (Chile); Boyacá Chicó (Colômbia); LDU (Equador) e Universitario (Peru).

O Universitario, de Lima (Peru), foi um dos adversários do Sport na Libertadores de 1988, a única na história rubro-negra até agora. Entre os classificados para 2009, 4venceram a competição: Peñarol (5 vezes), Nacional (3), River Plate (2) e LDU (1).

Boyacá ChicóSobre o curioso nome Boyacá Chicó, aqui vai uma breve explicação. Atualmente sediado na cidade Tunja, o clube nasceu, na verdade, em Bogotá, em 1997. Anteriormente chamado de Chicó (“aliado“, segundo o antigo povo muísca), o clube mudou para a denominação atual em 2004, quando também mudou de cidade (Tunja fica no distrito de Boyacá). E Boyacá também remete aos muíscas, e quer dizer “perto do cacique“. O estádio La Independencia tem capacidade para apenas 8,5 mil torcedores.

O povo muísca (de cultura Chibchan) foi encontrado pelos espanhóis em 1537, na faixa oriental da Colômbia.

2 Replies to “Libertadores 2009 update”

  1. Pingback: “La Independencia” da Ilha do Retiro | Blog de Esportes

  2. Pingback: Libertadores 2009 update - 2 | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*