Paraibano milionário

Valdeno Brito brilha em JacarepaguáAos 34 anos, o paraibano Valdeno Brito é o único piloto nordestino na Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional. Até ontem, ele nunca havia vencido, em quatro anos de disputa no circo dos motores V8. Mas Valdeno não só conseguiu a sua primeira vitória, como ganhou a corrida mais espetacular da história da Stock Car. Nada menos que a Corrida de 1 milhão de dólares, realizada no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Assim, ele embolsou exatamente R$ 1.635.499. O piloto já adiantou que não ficará com tudo (irá dividir com os funcionários da escuderia Medley-A Matheis / Chevrolet), mas irá “pagar” as 30 prestações pendentes de sua casa. Irá investir bem. Ao subir no pódio, Valdeno Brito não esqueceu de suas raízes nordestinas, e ergueu lá no alto do pódio a bandeira da Paraíba. Uma vitória suada, na qual ele teve 33 adversários, diante de um público de 43 mil pessoas no autódromo. Inesquecível, sem dúvida.

“É um milagre eu ter chegado até aqui, mas também fiz a minha parte, fui perseverante. Eu sou o único nordestino na categoria. É muito difícil pilotos serem formados no Nordeste, porque praticamente não temos autódromos e recursos”, afirmou o piloto, natural de Campina Grande e que foi apontado como o melhor estreante da Stock Car em 2004.

Em 2007, eu participei de uma entrevista coletiva com o próprio Valdeno Brito, em São Paulo, na apresentação daquela temporada da Stock (que começou em Interlagos). Na ocasião, os organizadores da categoria admitiram o interesse em realizar uma corrida no Nordeste. Caruaru (com o Autódromo Ayrton Senna) seria um candidato forte. No entanto, a falta de estrutura dos circuitos da região (como Valdeno frisou ontem) esfriou a idéia. Idéia que ainda existe.

Classificação final da prova de Jacarepaguá

1º) Valdeno Brito, 47 voltas em 1h09m22s198 (média de 135.61 km/h)
2º) Luciano Burti, a 8s891
3º) Marcos Gomes, a 13s939
4º) Thiago Camilo, a 19s042
5º) Alceu Feldmann, a 21s531

Currículo de Valdeno Brito

1993 – Campeão paraibano de kart
1994 – Vice-campeão nordestino da Copa Uno
1995 – Campeão Regional de Copa Corsa
1995 – Vice-campeão Brasileiro de Fórmula Uno
1997 – Vice-campeão da Fórmula Chevrolet
2004 – Melhor estreante da Stock Car V8
2008 – Vencedor da Corrida de 1 milhão de dólares

Você pode conferir a entrevista de Valdeno após a vitória histórica AQUI (no site oficial da Stock Car Brasil).

A próxima prova será em 13 de setembro, em Londrina. Faltando cinco corridas para o final da temporada, Valdeno Brito ocupa a 5ª posição, com 61 pontos. O líder da Stock é Marcos Gomes, com 126. Curiosamente, o companheiro de equipe de Valdeno.

Foto: site oficial da Stock Car

One Reply to “Paraibano milionário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*