15 anos da Redenção

Arruda superlotado para jogo da Seleção em 1993. Goleada sobre a Bolívia por 6 x 0!Em 29 de agosto de 1993, o estádio do Arruda recebeu o maior público de sua história. Foram 96.200 torcedores. Apaixonados por Sport, Santa Cruz e Náutico, mas que naquela tarde, há 15 anos, se uniram em prol da Seleção Brasileira, que teria uma partida complicadíssima contra a Bolívia.

O adversário era o líder do grupo B das Eliminatórias para a Copa de 1994, e contava com o craque Etcheverry, “El Diablo”. Um tropeço no Recife poderia deixar o Brasil com um pé fora do Mundial, pela primeira vez.

O time verde e amarelo até havia vencido o último jogo, mas a torcida vaiou a equipe no Morumbi, após o 2 x 0 sobre o Equador. Veio então o jogo no Recife. Carga de ingressos mais que esgotada. E nenhum torcedor brasileiro saiu triste. Goleada inesquecível, por 6 x 0 (fotos), com cinco gols apenas no primeiro tempo. Tomara que hoje à noite, contra a mesma Bolívia, no Rio, o Brasil volte a dar alegrias como nesse jogo.

Raí e Zinho comemoram um dos 6 gols do Brasil naquela tarde históricaBrasil 6 x 0 Bolívia (29/08/1993)

Local: Arruda. Árbitro: Oscar Velasquez (Paraguai). Gols: Raí aos 12, Muller aos 19, Bebeto aos 22, Branco aos 35 e Ricardo Gomes aos 44 minutos do primeiro tempo; Bebeto aos 13 do segundo. Cartão vermelho: Dunga. Cartões amarelos: Bebeto (B); Sandy e Juan Peña. Público: 96.200 torcedores (75 mil pagantes).

Brasil: Taffarel; Jorginho, Ricardo Rocha, Ricardo Gomes e Branco; Mauro Silva, Dunga, Raí e Zinho (Palhinha);  Bebeto (Evair) e Muller. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Bolívia: Trucco; Miguel Rimba, Quintetos, Marco Sandy e Cristaldo; Borja, Melgar, Baldivieso e Marco Antonio Etcheverry (Juan Peña); Erwin Sanchez e Ramallo (Alvaro Peña). Técnico: Xavier Azkagorta

Retrospecto geral – 24 jogos
18 vitórias do Brasil
2 empates
4 vitórias da Bolívia
86 gols do Brasil
26 gols da Bolívia

Último confronto: Bolívia 1 x 1 Brasil (9 de outubro de 2005, em La Paz)

Obs. O blogueiro, então com 12 anos, estava em um dos últimos degraus do anel superior do Arruda naquele jogo. Me lembro pouco dos gols, mas bastante da festa antes, durante e depois da partida.

5 Replies to “15 anos da Redenção”

  1. Pingback: Encolheu? | Blog de Esportes

  2. Pingback: Encolheu? « Coral News

  3. Pingback: Tweets that mention 15 anos da Redenção | Blog de Esportes -- Topsy.com

  4. Só lembrando, o maior publico entre clubes no arruda é da maior torcida do estado contra a pequena torcida do nautico, Sport 2 x 0 nautico, mais de 80.000 pessoas.
    Obrigado santa fez o estadio e eu quebrei o recorde, até pq quem tem a maior torcida tem obrigação de colocar o maior publico da história, morram de inveja…

  5. Pingback: O ano do futebol em PE | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*