Versão moderna do Canal 100 no Recife

Entre 1923 e 1931, a capital pernambucana virou um verdadeiro pólo do cinema mudo nacional, com uma grande produção de longas-metragens. O movimento, que ficou conhecido como Ciclo do Recife, teve como maior destaque a película de 35mm “Aitaré da Praia”, um filme sobre jangadeiros, exibido em 1926. No anos 70, o Recife viveu outro bom momento na telona, com uma série de documentários, no Super 8. Não que esteja ocorrendo uma terceira onda cinéfila, mas o fato é que em três anos, quatro títulos, entre filmes e documentários relacionados ao futebol local, foram produzidos e lançados em DVD.

DVD do Grêmio - Inacreditável - A batalha dos AflitosO primeiro foi Inacreditável – A batalha dos Aflitos, mostrando a saga do Grêmio na Série B de 2005, quando o Tricolor conseguiu vencer o Náutico, nos Aflitos, com apenas 7 jogadores, numa partida na qual o adversário ainda teve dois pênaltis a favor. O documentário gáucho, dirigido por Beto Souza, tem 87 minutos de duração e foi lançado no final de 2006. O DVD foi um sucesso de vendas em Porto Alegre e, curiosamente, no Recife.

Aqui, o filme deve ter sido comprado por tricolores e rubro-negros, que depois “presentearam” amigos e parentes alvirrubros. Apesar da derrota trágica em 26 de novembro de 2005, o Náutico conseguiu juntar os cacos e fez uma campanha avassaladora na Segundona do ano seguinte, quando conseguiu o subir para a elite nacional depois de 12 anos.

DVD do Náutico - Batalha dos Aflitos 2 - A volta por cimaE assim os alvirrubros deram o troco, lançando em 24 de abril de 2007 a Batalha dos Aflitos 2 – A volta por cima. O filme de 90 minutos – dirigido pelos também torcedores do Timbu Carlos Renato e Teta Barbosa – tem como ponto alto a vitória por 2 x 0 sobre o Ituano, novamente nos Aflitos, que dessa vez explodiu de alegria.

O palco do aguardado lançamento primeiro DVD sobre o inédito título rubro-negro da Copa do Brasil de 2008 foi propício, com o evento na loja Espaço Sport. Filme sobre a conquista do Sport em 11 de junho, sobre o Corinthians, em uma Ilha do Retiro repleta por 34 mil torcedores. A “Reconquista do Brasil” foi produzida e editada por Tiago Medeiros. O filme é uma co-produção entre a Rede Globo e o Sport. Ao todo, 10 mil cópias foram feitas. O filme está sendo vendido em bancas de jornal da cidade por R$ 19,90.

DVD do Sport - A reconquista do BrasilO Leão, por sinal, ainda tem outro DVD sobre o mesmo tema, o “Sport Club do Brasil”, com imagens inéditas dos bastidores do título e imagens da torcida, que foi a maior a arma da equipe durante a competição. Esses exemplos refletem apenas uma tendência nacional, apontada diretamente para o marketing. Muitos clubes já faturam bastante com a produção de DVDs, como o São Paulo.

O Tricolor Paulista tem, inclusive, um contrato de três anos com a gigante norte-americana Warner Bros (de R$ 3 milhões), para a produção de futuros filmes sobre o clube. Manchester United e Milan também têm contrato com WB. Além de filmes, a empresa também fica responsável pelos souvenires, sempre projetando um faturamento maior a partir algo imprescindível para um clube: história.

DVD Sport Club do Brasil, de 2008Curiosidade: Antigamente, a produção de vídeos sobre os times do Recife era algo raríssimo. Em 1994, o próprio Sport lançou uma fita VHS contando a boa temporada do Rubro-negro, que foi campeão do Estadual, da Copa do Nordeste e  11º lugar na Série A. A fita foi produzida pela empresa RWM.

Obs. Para quem não entendeu o título “Canal 100”, clique aqui. Se entendeu e gostava, clique também. É base de todos os filmes sobre futebol no país, a partir da estética e narrativa, inconfundíveis.

4 Replies to “Versão moderna do Canal 100 no Recife”

  1. Pingback: A ascensão do Santa Cruz da Série D até a Série A vai virar filme oficial | Blog de Esportes

  2. Pingback: Epopeia vermelha e branca pelo todo do futebol | Blog de Esportes

  3. Pingback: Inimigo secreto | Blog de Esportes

  4. Pingback: DVD novo | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*