Volta ao mundo sem sair do Brasil

Arena da Floresta, o projeto acreano para a Copa do Mundo de 2014. A primeira fase já está pronta

De vez em quando aparece um maluco com alguma idéia fixa de dar a volta ao mundo, num balão com pouco gás, num aviãozinho fuleiro ou num barco com um remo só. Até conseguem. Mas para isso, porém, é necessário percorrer 40 mil quilômetros. É chão (no caso, ar ou mar) demais…

Pois o Rio Branco fará isso tudo e muito mais, sem cruzar um centímetro sequer da fronteira do Brasil. O time acreano terá que viajar 52 mil quilômetros país afora no octogonal final da Série C, como noticiou o Globo Esporte na última segunda. É o preço para tentar garantir uma vaga na Série B de 2009.

Na estréia, no último sábado, foram 4.200 quilômetros, distância entre a capital do Acre e a cidade gaúcha de Pelotas, onde o Estrelão (apelido do Rio Branco) enfrentou o Brasil. O time saiu de Rio Branco às 2h da madrugada de quinta-feira para viajar até Brasília. De lá para Porto Alegre, onde o elenco chegou às 13h. Já no Rio Grande do Sul, o time seguiu de ônibus até Pelotas. Mais 3h30 de viagem na região sul estado ( “sul do sul”? Era longe mesmo, viu…). E isso tudo para perder por 2 x 1.

Rio Branco Football Club, campeão da Copa Norte de 1997Como eu já havia dito no post sobre a Terceirona, estou torcendo pelo Rio Branco nesta fase. A última vez em que o Acre esteve na Série B foi em 1991, quando Independência e Rio Branco não passaram da primeira fase. O destaque atual do Alvirrubro é o atacante Testinha. Lá também está o volante César Baiano, que teve uma passagem meteórica no Santa Cruz em 2007. Ah, e o velho César Baiano foi expulso na estréia…

Estádio – Atualmente, o Rio Branco joga na novíssima Arena da Floresta (foto acima), que é o projeto do estado para a Copa do Mundo de 2014. Por enquanto, apenas a primeira fase da obra foi inaugurada, e a capacidade ainda é de 14 mil pessoas, com 100% dos assentos sendo cadeiras. Um belo exemplo.

A Arena da Floresta foi construída na área do antigo aeroporto da cidade.

Por sinal, já que o novo Aeroporto Internacional de Rio Branco ficará bastante movimentado nas próximas semanas (devido às viagens do Estrelão e dos adversários), aqui vai a ficha do local, inaugurado em 22 de novembro de 1999.

Sítio Aeroportuário
Aeroporto Internacional de Rio Branco, inaugurado em 1999Área: 38.400 m²
Dimensão da pista: 2.158m x 45m
Terminal: 270 mil passageiros/ano
Vôos diários: 14
Estacionamento: 136 vagas
Balcões de check-in: 7
Distância do centro de Rio Branco: 7 km

Obs. Apesar de jogar na nova arena estadual, o Rio Branco é dono do estádio José de Melo, com capacidade para 8 mil torcedores.

Campeão acreano 25 vezes, o maior título do clube é a Copa Norte de 1997, quando bateu o Remo na final, em pleno Mangueirão,  por 2 x 1.

One Reply to “Volta ao mundo sem sair do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*