Porto e Ypiranga na Copa São Paulo

Copa ("Taça") São Paulo. Famosa no passado. Recheada de empresários hoje em dia...A Federação Paulista de Futebol divulgou a relação completa com os 88 clubes que disputarão a 40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será realizada em janeiro de 2009. Os dois representantes pernambucanos na copinha serão os mesmos deste ano. Ambos do interior.

Porto e Ypiranga – que decidiram o Estadual de 2008 da categoria, vencido pelo time de Caruaru – levarão mais uma vez as cores do estado para os estádios paulistas. Serão 22 cidades subsedes espalhadas em toda a região, fazendo valer o nome da Copa São Paulo.

Em 2008, o Figueirense surpreendeu e ficou com o título. Os pernambucanos, no entanto, ficaram na primeira fase. Experiente – e com uma boa base para a formação de atletas -, o Porto irá para a sua 5ª participação, enquanto o representante de Santa Cruz do Capibaribe irá para a sua 2ª. Tomara que seja melhor que a primeira, na qual passou um vexame histórico. Em 12 de janeiro, na estréia do time, a Máquina de Costura levou uma lapada de 12 x 1 do Grêmio. Somente o atacante Rafael Martins (foto abaixo) marcou 7 gols.

Grêmio 12 x 1 Ypiranga. Que estréia, hein...Pernambuco, que sempre foi um celeiro de grandes jogadores, nunca teve uma participação de destaque na Copa SP. Na última década, os melhores resultados foram alcançados em 1992 e 1997, quando Santa Cruz e Sport, respectivamente, foram eliminados nas quartas-de-final.

Como ainda não será dessa vez que Sport, Náutico e Santa estarão lá, os times do Recife vão deixando passar mais uma oportunidade de colocar seus jogadores nessa vitrine de ouro (por mais que atualmente a disputa seja utilizada por empresários com clubes de aluguel).

Ao todo, foram 18 participações de Pernambuco desde 2001. Porém, em apenas 3 um time local conseguiu avançar de fase – mas mesmo assim caiu logo na etapa seguinte (oitavas-de-final). Um fiasco! Veja abaixo as campanhas pífias dos times do estado nos últimos anos.

Participações pernambucanas no século XXI
2001 – Santa Cruz (8as-de-final), Sport e Náutico (ambos na 1ª fase)
2002 – Santa Cruz (1ª fase)
2003 – Santa Cruz (8as-de-final) e Náutico (1ª fase)
2004 – Náutico, Santa Cruz (ambos na 1ª fase)
2005 – Santa Cruz, Sport e Porto (todos na 1ª fase)
2006 – Porto e Santa Cruz (ambos na 1ª fase)
2007 – Porto (8as-de-final)
2008 – Porto e Ypiranga (ambos na 1ª fase)
2009 – Porto e Ypiranga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*