Desigualdade triunfal

100 anos do campeonato paraenseCelebrando os 100 anos do campeonato paraense, a federação de futebol do estado está promovendo a Copa Centenário, com a participação de todos os campeões desde 1908.

Mas não será um torneio inchado não…

Afinal, foram apenas 4 vencedores em 100 anos! Todos da capital. Somente Remo e Paysandu ganharam 84 vezes.

Trata-se da “maior concentração de taças” em um estado do Brasil. Superior até mesmo a Pernambuco, que tem apenas 7 campeões, nenhum deles do interior. Mas aqui, o último vencedor fora do “trio de ferro” foi o América, em 1944.

Em Belém (digo, no Pará…), a última vez que isso aconteceu foi em 1910. Ano em que o União Esportiva (escudo abaixo) conquistou o seu segundo título (o outro havia sido na estréia, em 1908). Desde então, o troféu passa do Remo para o Paysandu, e do Paysandu para o Remo. De vez em quando a Tuna Luso se mete na história e ganha também, mas a última vez foi em 1988.

O quadrangular está sendo custeado pelo governo do estado, e a maior atração está sendo mesmo a volta do União Esportiva, que há décadas não disputava um campeonato local. Para isso, foi necessária uma parceria com o Clube Municipal de Ananindeua, que emprestou jogadores e a sua comissão técnica.

E não é que na estréia, em 18 de outubro, o time do “bairro do Marco” venceu o Paysandu por 2 x 1!? Gols de Cléo e Tales Macarrão. Paulo de Tássio (é assim mesmo que se escreve) descontou.

Todas as partidas da copa estão sendo realizadas no Mangueirão. Os dois primeiros colocados farão a final no dia 8 de novembro. Você pode ler mais sobre a Copa Centenário clicando AQUI e AQUI.

Ah, o clássico Remo x Paysandu será disputado neste sábado, às 17h. Pela movimentação das torcidas pelo Orkut, o jogo deverá ter um público pequeno. Depois do rebaixamento do Remo para a Série D e da eliminação do Paysandu, que ficará na C em 2009, é até compreensível. As tradicionais torcidas do Leão Azul e do Papão merecem algo melhor mesmo.

Sociedade Atlética União Esportiva, primeira campeã paraenseCampeões do Pará
42 títulos – Paysandu e Remo
10 títulos – Tuna Luso
2 títulos – União Esportiva

Obs. No comecinho do século passado, o futebol paraense era bem mais desenvolvido que o pernambucano, tanto que o campeonato estadual de lá começou em 1908, enquanto o de cá só foi realizado pela primeira vez em 1915. Por isso, a histórica vitória do Sport por 3 x 2 sobre o combinado Remo/Paysandu, em 1919, valeu não só o troféu “Leão do Norte” como o mascote do Rubro-negro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*