Arenas 1971 – Presidente Médici

Estádio Presidente Médici, projeto do Sport em 1971

SportEstádio Presidente Médici
Localização: Joana Bezerra
Capacidade: 140 mil pessoas
Área total: 26 hectares
Lançamento: 6 de agosto de 1971
Construtora: Hofmann Bosworth Eng. S/A
Projeto: Oscar Niemeyer
Inauguração: prevista para 36 meses
Presidente do Sport: Ivan Ruy de A. Oliveira

Uma obra inacreditável, apontada como a “mais bela praça de desportos do mundo” e assinada pelo mais renomado arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que pela primeira vez apresentava um projeto para o Nordeste. E logo o segundo maior estádio do mundo, inferior apenas ao Maracanã. O projeto – cujo nome foi autorizado pelo então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici – ficaria a menos de um quilômetro da Ilha do Retiro. O estádio seria completamente coberto, dividido pelos seguintes setores: arquibancada (90 mil lugares); popular (25 mil); cadeiras (24 mil) e camarotes (1 mil).

Duas rampas de acesso de 120 metros de largura foram elaboradas para escoar todos os torcedores em apenas 12 minutos. Já o estacionamento teria vaga para 5 mil carros. Cerca de 3 mil cadeiras chegaram a ser vendidas. Mas o sonho parou na maquete e na terraplanagem da área. O motivo? Dívidas, muitas dívidas, como lembrou Sílvio Pessoa, que presidiu o Sport em 1973 e 1974, na época na qual o projeto foi abortado. “O Sport estava devendo dinheiro a Deus e ao mundo. Até o terreno, cedido pela família Brennand, foi negociado para amortizar o débito”, disse o ex-dirigente.

Obs. O projeto do estádio dos Guararapes (Náutico) será publicado na quarta-feira, enquanto o do Arruda (Santa) será postado na quinta.

Foto: Arquivo/DP

24 Replies to “Arenas 1971 – Presidente Médici”

  1. Sera que os tricolores se lembram que o arruda foi construído com recursos do Estado de Pernambuco e que foi doado pelo então governador JOSÉ DO REGO MACIEL que erra tricolor. E usou dinheiro do povo para favorecer o santa cruz. RESUMINDO O TIME DO CANAL NÃO TEM E NADA E O QUE TEM FOI CONSTRUÍDO COM O DINHEIRO DO POVO.

    Atenciosamente,

    Fábio SPORT CLUB DO RECIFE
    ESSE SIM E TIME GRANDE.

      
     

  2. Cade a Arena Coral?? KKKKKK

    Santa Cruz é uma piada mesmo, já a nossa Arena tá ai pra ser construida…vai la pedir arrego no BANDEPE de novo pra ver se ganha esmola. Sarnento.

  3. Tiveram a chance de ter um grande estádio, mas venderam o terreno (doado) o comeram o dinheiro.

    É por isso que o investimento do governo foi realizado no Arruda, que era o único estádio com condições de recebê-lo.

    Para a Ilha do Retiro se tornar um estádio decente, tinha que ser demolida totalmente; ao contrário, o Arruda apenas foi ampliado. 

  4. Inveja????

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Nao precisamos ficar falando em arena, simplesmente vamos construir…
    Pobres Santa-Rosa

  5. ARENA CORAL?
     
    aehuaehaeuhaeuhaeuaehuaehuaehaeuhaeuheauaehuaehuaehaueheahuaeha
     
    queria nem rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
     
     
    inveja né? só pq o sport vai fazer uma arena multiuso os sarnentos ficou com inveja e inventou essa historia de arena coral pra iludir seus pobres torcedores kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. “Inveja mata, a turma está desesperada!
    As suzys morrem de inveja do Arruda, imagina quando verem se tornar realidade o projeto da ARENA CORAL.”
     
     
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK to esperando até agora a “arena coral” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK e olhe q o tricolixo postou isso em 2008 kkkkkkkkkkkkkkkk

  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Como os rubro-negros morrem de inveja do Arruda? Um estádio que só presencia títulos quando é título pernambucano do Sport em cima dos Sarnentos e outra, como um time que LUTA pra disputar a 4ª DIVISÃO nacional, ilude os torcedores dizendo que há possível obra para “Arena Coral”? Nem manter o gramado que O GOVERNO paga pra vocês mantém, vai fazer uma Arena? …Dá pena. Ê laiá!

  8. Interessante imaginar que naquela área hoje haveria um estádio… já existia a Agamenon Magalhães naquela época? Fico pensando na mobilidade urbana da cidade com um estádio enorme naquele canto…

  9. inveja do arruda? pra voces tricolores  leitores funcionais, esse projeto foi em 1971, se isso fosse motivo de inveja, ja seria chacota a muito tempo, MEU DEUS UM TIME SEM HISTÓRIA, SEM TÍTULOS, PATRIMÔNIO, fala de um clube da magnitude do Sport, duas vezes campeão do Brasil, maior patrimõnio e torcida do NO/NE/CO, que détem a hegemonia de Pernambuco a décadas, enfim fiquem na sua palafita do canal, pois estou muito satisfeito na minha ilha, ah e pra não passar em branco, SÉEEEEEEEEEEEEEEEEEEEERIE D!

  10. Muito bonito, mas imagino que ao longo dos quarenta anos que se seguissem (se tivesse sido construído), o custo da manutenção faria com que se tivesse de reduzir drasticamente a capacidade de público para, no mínimo, 60mil lugares… Mas, ainda assim, é uma pena não ter saído do papel.
    Apenas pegando uma carona no comentário do ARENA, concordo quando ele diz que o custo para cobrir os gastos de uma arena passam necessariamente por ingressos caros. Obviamente, a torcida do Santa é mais humilde do que as demais, mas se saírem as tão faladas arenas do Sport e a do Náutico, não acarretaria numa elitização geral das praças de futebol em Pernambuco? A não ser que a arena do Sport fosse de 60mil lugares… ficaria mais condizente com a realidade da torcida… Quanto ao Arruda, não adianta fazer uma “arena coral” com aquele entorno… é a mesma coisa que colocar uma luminária de cristal tcheco num barracão do Coque… e, a julgar pela educação das nossas “organizadas” – todas, sem exceção – um clube que mal paga os funcionários, iria arcar com a constante manutenção por conta de vândalos?

  11. Oscar Niemeyer é gênio, um projeto de 1971 continua atual, precursor destas maravilhas que encantam o mundo. Teria sido um orgulho para Pernambuco ter um estádio como este. Uma pena que não foi concretizado.

  12. Expedito,

    O estádio seria onde hoje funciona o fórum, também né. Pois seria uma obra enorme.  É uma pena o estádio não ter saído do papel.

  13. Os caras vão deixar de ir ao jogo do Santa?!?! A construção de uma arena, significa pagar no mínimo entre 30 e 50 reais meia… e aí como fica? Os torcedores do Santa reclamado de R$ 10 na inteira vão frequentar os jogos?

  14. Inveja de um time de quarta divisão?? De um time que não tem nenhum titulo nacional?? Que vive na Sombra do Sport?? Que nega um Jogador Só porque ele era gari?? Jamais

  15. INVEJA?! kkkkkkkkkkkkkkk, O Arruda é o maior sim, mas me diga se ao menos vcs, tricolores, possuem algum clube?! Quais títulos nacionais vcs tem?! Temos a maior torcida! Tudo do tricolor é falar do Arruda, vamos falar de vitórias, confrontos diretos! kkkkkkkkkk, Santa não pára….A>B>C>D….kkkkkkkkkkkkkkkk

    PST

  16. inveja do chiqueirao do arruda? faça me rir
    um estadio que passa por dentro de um canal fetido ,que condiz com sua torcida

    quando voces tiverem o patrimonio que o sport possui , a gente conversa

  17. As cachorras de peruca estão desesperadas… Essa é a piada do século…
    Inveja mata.

  18. Sid, as imagens (das 3 maques, já contando com a do Arruda, que será posta nesta 5ª) fazem parte do acervo fotográfico do Diario de Pernambuco. Sem dúvida alguma, são imagens históricas, que muitos torcedores ainda não tinham visto. E por isso estou colocando aqui!

    Abraço.

  19. Ô Magno…Inveja do Arruda? Uma polciga caindo aos pedaços….

    O Santa Cruz não tem nada que faça inveja à nação Rubro-Negra…Nada

    Talvez esta tal de fita azul que pobremente vocês falam…Invictos numa excursão ao exterior em 10 jogos…Contra Espanhóis, Italianos e Portugueses?

    Não nada disso, conta Uberzquistão, Irã, Mldávia e Ilhas Virgens…rs

    Dá pra ter inveja de uma joça desta??? Não dá meu jovem

  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Inveja mata, a turma está desesperada!
    As suzys morrem de inveja do Arruda, imagina quando verem se tornar realidade o projeto da ARENA CORAL.

    SDS Tricolores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*