Turno, fase, repescagem, hexagonal, mata-mata…

Qual será a fórmula?Qual será a fórmula mágica desta vez?

O Conselho Arbitral do Campeonato Pernambucano de 2009 será realizado nesta quinta-feira (30).

O presidente tricolor, Fernando Bezerra Coelho, tenta impor um formato semelhante ao do Paulistão. Para isso, ele diz já ter o apoio de alguns times do interior e até mesmo do Náutico (apesar do mandatário timbu, Maurício Cardoso, ter dito que também apresentaria uma proposta).

Modelo de FBC: 1ª fase com jogos em turno e returno, com os 4 primeiros classificados para a semifinal.

“Essa é uma fórmula bastante rentável, pois terá muitos clássicos, que são os jogos mais interessantes para o público. Estamos felizes com o encaminhamento da proposta, já que diretores de outros clubes manifestaram apoio à idéia”, disse FBC.

Já o presidente leonino, Milton Bivar, quer que a competição volte a ter o formato que vigorou de 2004 a 2007.

Modelo de Bivar: 2 turnos; os campeões das respectivas fases decidem o título. Caso uma equipe ganhe os dois turnos, conquista automaticamente a taça.

“Precisa haver motivação e retorno financeiro. O Estadual precisa começar já valendo alguma coisa. A proposta do Sport é uma competição com 2 turnos. Se for uma fase toda para classificar quatro times será sem graça. Deixa eu adivinhar os times… Sport, Náutico, Santa e mais um do interior?”, disse Bivar.

Clubes inscritos: Sport, Náutico, Central, Salgueiro, Ypiranga, Santa Cruz, Petrolina, Porto, Sete de Setembro, Vitória e Cabense. Os votos têm pesos diferentes (e irão seguir a ordem listada aqui).

Você concorda com essas fórmulas? Opine!

4 Replies to “Turno, fase, repescagem, hexagonal, mata-mata…”

  1. Poderia ser turno único, com jogos só de ida e semifinais e finais com dois jogos. Seria um campeonato enxuto, com 15 (quinze) jogos. Claro que os pequenos vão chiar pois a maioria só jogaria onze vezes. Também poderia ser feito um quadrangular final com jogos de ida e volta e o campeão por pontos corridos no quadrangular. Em caso de empate em número de pontos, final em jogo único, com o time de melhor campanha jogando em casa.

  2. Gostei da idéia de Yaroslav. Mas temos que lembrar que o Estadual só poderá contar com 26 datas, portanto, será difícil colocar em prática.

    1 turno – 11 jogos

    2o tuno – 11 jogos

    Essas 22 datas já são garantidas… A dúvida é como utilizar as outras 4!

    Os modelos de 2004 e 2007 também são válidos!

  3. O modelo do Campeonato Paulista, que o Frei-tricolor Bezerra Coelho defende para o nosso Estadual, funciona muito bem no Campeonato Paulista – lá 7 ou 8 dos 20 participantes têm chances de disputar o quadrangular final -, para o mais enxuto e menos democrático Campeonato Pernambucano, o melhor modelo é o defendido por Milton Bivar. 

    Esse FBC chegou agora e já quer ir na janela… rsrsrsrss

    PST

  4. Para mim seria melhor juntar as 2 ; 1 turno= jogos de ida, se classificariam 4 que fariam semi-finais e final em jogo único, com os melhores jogando em casa. 2 turno= jogos de volta e repetindo o esquema anterior. se um clube vencer os 2 será campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*