Campeonato da FPF

Carlos Alberto Oliveira, presidente da FPFA imprensa passou cerca de 10 dias especulando sobre qual modelo seria adotado no Pernambucano de 2009.

A fórmula apresentada pelo Sport ou a do Santa Cruz?

Em um Conselho Arbitral pra lá de animado nesta quinta, o regulamento aprovado foi o da… Federação Pernambucana de Futebol! O mandatário da FPF, Carlos Alberto Oliveira (foto), mostrou mais uma vez quem manda no futebol local. Com o apoio maciço dos clubes do interior (como sempre), a eleição foi uma barbada.

Diga-se de passagem que o modelo da federação foi, na verdade, idêntico ao do Rubro-negro, que oficialmente não apresentou fórmula alguma.

Votação:

  • 61 pontos (Sport e todos os 9 clubes do interior)
  • 17 pontos (Santa Cruz e Náutico)

Obs. Os votos são distribuídos de acordo com as colocações dos times na última edição (os recém-promovidos Vitória  e Cabense foram considerados o 11º e 12º). O primeiro ganha 12, o 2º recebe 11… Até o 12º, que tem apenas 1 ponto.

Dirigentes de Náutico e Santa saíram revoltados do Arbitral, já que a votação na sede da FPF não foi unânime, como havia decidido o juiz Ailton Alfredo, do Juizado Especial do Torcedor. Conversei com Ailton na quarta-feira sobre o assunto (após a audiência com os clubes), no Fórum Thomaz de Aquino, e ele disse, na ocasião, que a unanimidade era necessária apenas para autorizar a mudança do regulamento do Estadual (que de acordo com o Estatuto do Torcedor só poderia ocorrer em 2009).

Na tarde desta quinta, porém, o juiz acabou informando (após a votação do Arbitral) que deveria haver o consenso nas duas votações (tanto na autorização da mudança, como no novo formato). E assim, é claro, embaralhou tudo no próximo Pernambucano, que já tem cara de tapetão.

E olhe que ainda faltam 73 dias para começar o Estadual! Imagine a confusão até lá…

PS. O regulamento aprovado (o mesmo adotado entre 2004 e 2007, com dois turnos) é bem superior ao disputado nesta temporada. O curioso é que até para melhorar a situação a confusão se faz presente no futebol local.

Foto: Jaqueline Maia/DP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*