Sai mais um campeão brasileiro de 2008

Parabéns, Atlético-GOUma campanha absolutamente incontestável.

81 gols em 29 jogos (sendo 25 do artilheiro Marcão, que no começo do ano se chamava “Marquinhos”)

73,56% de aproveitamento

Mesmo folgando na noite de quarta-feira, os jogadores do Atlético-GO comemoraram bastante.

Direto da concentração, o grupo acompanhou a derrota do Campinense diante do Rio Branco (2 x 1). Um resultado que garantiu antecipadamente o título da Série C para o time rubro-negro. O segundo campeão brasileiro da temporada (o primeiro foi o Corinthians, no Nacional da Série B)

O time de Goiânia – treindo por Mauro Fernandes (ex-Sport, Santa e Náutico) – ainda jogará 3 vezes no octogonal final da Terceirona. O primeiro jogo dessa série será nesta noite, contra o Brasil de Pelotas, em uma festão agendado no Serra Dourada.

O Atlético Clube Goianinese (fundado em 2 de abril de 1937) tornou-se também o primeiro bicampeão brasileiro da Terceirona (!!!), pois o time já havia vencido a edição de 1990. Compare as duas campanhas:

1990 (10 jogos) – 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota; 23 GP e 6 GC
2008 (29 jogos) – 20 vitórias, 4 empates e 5 derrotas; 81 GP e 28 GC (lembrando que ainda restam 3 partidas)

Após conquistar o título goiano de 1988, o time começou a despencar (semelhante ao que aconteceu com o Avaí, como você pode ver AQUI). Tanto que em 2005 o Atlético disputou a 2ª divisão do Estadual (e venceu). No entanto, o time não conseguia rivalizar com o Vila Nova. E muito menos com o Goiás – quase o “dono” do futebol do Centro-Oeste.

A recuperação começou em 2007, com o 10º título goiano do clube, acabando com o jejum de 19 anos. Depois, veio a reforma na sede, nas categorias de base, a volta da torcida… Tudo aquilo que é de praxe em uma volta por cima.

Obs. Este foi o título nacional do futebol goiano, todos em categorias de acesso, sendo 1 Série B (1999, Goiás) e 3 Séries C (1990 e 2008 com o Atlético e 1996 com o Vila Nova).

Parabéns ao Atlético-GO, campeão brasileiro de 2008. 😎

5 Replies to “Sai mais um campeão brasileiro de 2008”

  1. Esan, obrigado pela colaboração. Já corrigi o “tricolor”. Achei até surpreendente, pois o escudo é muito parecido com o São Paulo.

  2. Parabéns e obrigado pela homenagem,cassio.No entanto, so ”corrigindo um pouco”, nos somos rubro negros e não tricolor.

    Obrigado.

  3. Parabéns e obrigado pela homenagem,cassio.No entanto, so “corrigindo um pouco”,em 1971,o Atlético ganhou a Taça d Integração Nacionl,com a presença de times d 11 estados diferentes(pararela ao brasileirão d 71),vencendo na final a Ponte Preta..

    Abraços e viva os rubros negros d Goias e Pernambuco!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*