Supercopa do Brasil

Manchester United comemora o título da Supercopa da Inglaterra de 2008Uma das vantagens de escrever em um blog é a liberdade de poder “divagar”, por mais que a idéia proposta esteja distante da realidade. Então, vamos lá.

Qual é o jogo que abre oficialmente o calendário do futebol brasileiro?

Resposta: nenhum.

Mas deveria existir… Como ocorre na Europa. Rentável e atrativo.

No Velho Mundo são disputadas regularmente as supercopas nacionais, entre os campeões das ligas locais e os vencedores das copas dos vários países do continente. A FA Charity Shield, da Inglaterra, foi realizada pela primeira vez em 1908. O troféu mudou de nome em 2002, para FA Community Shield.

Em 10 de agosto deste ano, o Manchester United  (campeão inglês) venceu o Portsmouth (zebra da Copa da Inglaterra) nos pênaltis, após um 0 x 0 no tempo normal, em um estádio de Wembley repleto por 84.808 pagantes. Foi o 17º título do United, o maior vencedor.

Essa idéia, porém, já foi implantada no Brasil há quase 2 décadas. De forma embrionária.

A Supercopa do Brasil – devidamente organizada pela CBF, após a criação da Copa do Brasil em 1989 – teve apenas 2 edições, em 1990 e 1991, respeitando os mesmos critérios adotados no futebol europeu.

1990 – Vasco (Série A de 89) x Grêmio (Copa do Brasil de 89)
1991 – Corinthians (Série A de 90) x Flamengo (Copa do Brasil de 90)

No primeiro ano, pela falta de datas (que problema antigo, viu…), os dois jogos do mata-mata foram os mesmos que valeram pela primeira da fase da Libertadores. No primeiro jogo, no Olímpico, o Grêmio venceu por 2 x 0, e depois segurou o 0 x 0 em São Januário. No ano seguinte houve apenas um jogo, em São Paulo. Vitória corintiana por 1 x 0, no clássico com as duas maiores torcidas do país.

Provavelmente não deve dar mais tempo de organizar a Supercopa do Brasil de 2009, mas bem que a diretoria do Sport poderia ter articulado nos bastidores um “amistoso” na próxima temporada contra o novo campeão brasileiro. Uma partida em campo neutro (Campo Grande/MS, Teresina/PI ou até mesmo na nova Arena do Gama/DF). Valendo taça, é claro!

Segundo o vice-presidente de Marketing do Leão, Carlos Frederico, o jogo não é viável por causa da ausência de datas (de novo!).

“Seria interessante essa disputa, mas infelizmente não existe data. Principalmente em Pernambuco, com um Estadual com 12 times. Mas como desportista, eu gostaria sim, até porque já existe a Recopa da Conmebol”.

6 Replies to “Supercopa do Brasil”

  1. Iinfelizmente nada vai pra frente no BRASIL, sempre com as velhas desculpas da CBF e Clubes Brasileira q geram polemicas inúmeras desculpas, calendário e patrocinadores, e valorização do clubes pelo títulos, com e eu como torcedor sinto muito por nada se enquadrar e permanecer a longo anos veja campeonato Brasileiro quantos nome ja teve mesmo ao longo do anos, Copa João Havelange, Taça Brasil, Torneiro Robertão, Taça de Prata nada se firmo por anos, após anos veio CBF e unificou os títulos que gera a polemica entre os torcedores  porque falta pólica seriedade no futebol brasileiro organização competência do Senhores Cartolas mestre em futebol ah e com muita penas que manifesto minah tristeza diante disto e olha que vamos sediar a Copa do Mundo de 2014 em…
     

  2. MEU MODELO DE SUPERCOPA:  A Supercopa do Brasil “A copa dos campeões nacionais”, seria disputada por 6 clubes nos moldes do Mundial de clubes da Fifa e sendo jogado em várias capitais brasileiras, asim como era jogada na antiga Copa dos Campeões. O Campeão Brasileiro e o da Copa do Brasil JÁ estariam garantido nas semifinais que seriam disputadas no meio de semana. Os outros confrontos seriam: SÁBADO (Jogo 1): Vice-campeão da série A x Campeão da série D; DOMINGO ( Jogo 2): Campeão da série B x Campeão da série C;  QUARTA-FEIRA: Campeão da Copa do Brasil x Vencedor do Jogo 1;  QUINTA-FEIRA: Campeão da série A x Vencedor do Jogo 2 SÁBADO: Decisão de Terceiro lugar DOMINGO: FINAL    OBS: TUDO ISSO SÓ EM 8 DIAS

  3. A reforma que havia sido prometida e que todos esperavam era justamente essa da troca do gramado, Cassio – já era sabido que não haveria tempo e que talvez não valesse o alto investimento numa reforma completa neste momento em que se discute nova arena. 

    Só que a reforma já foi pro espaço! Segundo minha fonte e pelo que deduzo das declarações de alguns dirigentes, sequer a troca do pasto atual por um gramado novo acontecerá.  

    Espero que minha fonte e minhas interpretações estejam erradas, além da extrema necessidade, os dirigentes prometeram a reforma, a informação de que o gramado da Ilha do Retiro seria completamente trocado foi divulgada para todo o país, todos esperavam um gramado novo e descente para a temporada 2009.

    Se você souber de algo, por favor, posta aqui no Blog.

    Abraço!

  4. Samuca, o que se sabe é que o Sport não fará o “serviço completo”, que contaria com a reforma da drenagem (que gera todo o problema no campo). Posso estar enganado, mas haverá a troca do gramado sim. Mas apenas do gramado. Se for apenas o velho remendo… Será decepcionante!

    Ao contrário do Arruda, que está passando por uma ampla reforma.

    Abraço.

  5. Seria demais uma Supercopa!

    Pena que nossos dirigentes não cansam de desperdiçar boas oportunidades…

    Falando em Copa, não deixo de sonhar com a volta da Copa Nordeste.

    Off Topic: Cassio, estais sabendo algo sobre o que será feito no gramado da Ilha? Ontem fiquei sabendo – fonte confiável – que não haverá reforma como haviam prometido, que mais uma vez teremos remendos. Eu lamento muito o amadorismo. Enfim, você tem detalhes sobre os tais remendos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*