Austrália x Nova Zelândia

Mundial de Clubes 2008

Começa nesta quinta-feira o 5º Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado novamente no Japão. Com 7 clubes distribuídos em fases distintas (preliminar, quartas-de-final e semifinal), o Mundial cumpre o seu papel de alcançar todas as federações do planeta. No entanto, o nível técnico bem que poderia ser algo importante na elaboração do campeonato… A primeira partida daquela que deveria ser a maior competição interclubes já mostra que a fórmula atual precisa ser repensada.

O Waitakere United, time neozelandês bicampeão da Oceania, enfrentará o australiano Adelaide United, vice-campeão da última Copa dos Campeões da Ásia, às 7h45 (horário do Recife), em Tóquio. 😯

Isso mesmo! A Austrália agora disputa as competições asiáticas (clubes e seleção), devido ao maior nível técnico, e o Adelaide ficou com a vaga porque o Gamba Osaka, campeão continental, já estava classificado como representante do país-sede. Dessa forma, teremos um “clássico” da Oceania no Mundial.

Mundial de Clubes 2008O curioso é que sempre se discutiu a possibilidade de dar 2 vagas para a Europa e para a América do Sul, e quem “conseguiu” primeiro foi o continente de menor tradição no futebol. Parece até piada.

Mas piada mesmo será qualquer desfecho que não seja o título do Manchester United, que há anos se interessa pelo mercado asiático (entenda “mercado” como torcedores/consumidores). Campeão em 1999 (batendo o Palmeiras), os Diabos Vermelhos, dos craques Tevez e Cristiano Ronaldo, não irão deixar escapar a chance de levantar o troféu mais importante do planeta no estádio Yokohama, no dia 21.

Enfim… Fica a velha sugestão: quem sabe um dia os campeões das Copas Sul-Americana e da Uefa também não se classifiquem? Ou até mesmo os vice-campeões da Champions League e da Libertadores. Seria uma questão de justiça para os dois centros mais importantes do futebol. O Mundial de Clubes ficaria bem mais valorizado.

Levando em consideração a Copa Intercontinental (1960/1979) e a Copa Toyota (1980/2004), além do Mundial da Fifa (2000 e 2005/2007), a disputa de títulos por continentes está assim:

ConmebolAmérica do Sul – 25 títulos

UefaEuropa – 22 títulos

Obs. Nos dois próximos anos, o Mundial será disputado nos Emirados Árabes. A competição voltará a ser realizada no Japão em 2011 e 2012.

2 Replies to “Austrália x Nova Zelândia”

  1. O que não pode é continuar com essa palhaçada de o campeão do país sede jogar o Mundial como convidado. Isso quebra a longa e difícil hierarquia de classificação pra COPA DO MUNDO DE CLUBES!

  2. Fantástico seria se os vice-campeoes da CHAMPEONS LEAGUE e LIBERTADORES, e os campeoes da COPA SULAMERICANA E DA UEFA se classificassem, porque assim valorizava tudo: o próprio título Mundial, os campeonatos continentais e os títulos da “série B continental”!!

    Joseph Blatter, escutai nossas preces!!

    Saudações Celestes Mineiras!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*