Ano zero do futebol pernambucano – 5

Antigo Mercado do Derby

Por Carlos Celso Cordeiro*

Numa segunda tentativa de organizar o Campeonato Pernambucano, em agosto de 1913, foi fundada uma outra Liga, que também foi denominada Liga Pernambucana de Foot-ball. Esta Liga, organizou um campeonato com os seguintes clubes: Recife Club, Pernambuco Sport Club, Sport Club Olindense e Caxangá Foot-ball Club.

O returno deste campeonato chegou a ser iniciado, mas não foi concluído. O Olindense não compareceu ao jogo do 2º turno contra o Pernambuco e, pelo regulamento, perdeu por WO. Tudo leva a crer que a partir daí começaram os desentendimentos e o campeonato não continuou. Esta Liga de 1913 também não prosperou.

A atividade dos times do Náutico, do Sport, e dos clubes de ingleses, foi muito pequena em 1914. Localizamos um único jogo do Sport e nenhum do Náutico. Uma nota, publicada no “Jornal Pequeno” de 23/04/1914, dá a dimensão da pequena atividade futebolística de Náutico e Sport em 1914. Esta nota é, na realidade, a transcrição de uma carta enviada àquele Jornal.

“Ilmos srs redactores do Jornal Pequeno. Pedimos a publicação do seguinte: Chegando ao meu conhecimento que diversos rapazes do sympathico Club Náutico Capibaribe, organizarão um team para, no próximo domingo, bater-se com um team de inglezes ou o team do Telegrapho, venho por meio destas humildes linhas louvar o procedimento dos dignos moços pois, desde que o Sport Club do Recife não tenha um team como ficou provado pelo officio do qual vv.ss. deram noticia só existia um meio para termos um jogo de estímulo para os mesmos jogadores do Sport Club. E por este meio vamos ter no próximo domingo com a perda ou a victoria do team de brazileiros. Agradecendo desde já a publicação destas humildes linhas na secção de sports, subscrevemo-me attenciosamente – de vv. ss. amigo e agradecido – Um foot-baller.”

* Carlos Celso Cordeiro é escritor e pesquisador do futebol pernambucano.

Confira a história completa: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 6.

4 Replies to “Ano zero do futebol pernambucano – 5”

  1. Pingback: Carlos Celso Cordeiro, uma vida dedicada à história do futebol pernambucano | Blog de Esportes

  2. Pingback: Futebol pernambucano – Ano Zero (parte 6)Blog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Pingback: Ano zero do futebol pernambucano – 1Blog de Esportes | Blog de Esportes

  4. Pingback: Uma vida dedicada à história | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*