O peso da Champions

Por Lucas Fitipaldi*

PortoManchester UnitedAtual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial, não precisaria dizer que o Manchester é favorito diante do Porto. Alguns podem até achar ridículo imaginar uma eliminação precoce dos diabos. Mas foi justamente o que aconteceu na edição 2003-04.

Na época, o time luso, comandado pelo português José Mourinho, atual técnico da Inter de Milão, despachou o United nas oitavas. Vitória por 2×1 no estádio do Dragão e empate em Old Trafford, 1×1. Aquele Porto dos brasileiros Deco, Carlos Alberto e Derlei acabaria campeão. Dificilmente, porém, a história se repetirá.

É improvável que o time do técnico Jesualdo Ferreira resista à força dos “garotos” Cristiano Ronaldo, Rooney e Carlitos Tevez. Jovens apenas na idade. Rodados no mundo da bola. Nem tanto como os experientes Van der Sar e Ryan Giggs. Por sinal, o português eleito melhor do mundo na última temporada sabe bem o peso do torneio.

Cristiano Ronaldo, craque do Manchester UnitedGeralmente, a Champions costuma decidir a premiação individual na festa de gala. Foi assim com Kaká em 2007. Foi assim com o próprio Cristiano Ronaldo no ano passado.

Em caso de equilíbrio na disputa, o campeão leva vantagem. Principalmente em ano que não há Copa do Mundo.

Na atual temporada, os dois principais concorrentes do “gajo” seguem vivos na briga. Lionel Messi, com o Barcelona, e Steven Gerrard com o Liverpool. O argentino é o favorito por hora.

Hulk é mesmo incrível? –  Deixo aqui minha torcida declarada pelo time português nesse duelo. A expectativa é pela atuação do brasileiro Hulk. Nordestino, cabra da peste. Natural de Campina Grande, o centroavante de 22 anos e 1,78 m (muitos podem imaginar um jogador de 1,90) é uma das armas lusas.

Revelado pelo Corinthians alagoano, ele é jogador do empresário Juan Figer. Passou pelo Vitória-BA, em 2005, e no mesmo ano seguiu para o futebol japonês. Até se destacar pelo Verdy Tókio, com 37 gols em 43 jogos, e acertar com o Porto no início da atual temporada.

Hulk, destaque do Porto“O Hulk é muito bom, portanto não vai ser fácil para nós. Mas Old Trafford tem um ambiente muito especial e espero que o United vença”. A declaração é de ninguém menos que Sir Alex Fregunson, técnico do Manchester desde 1986.

Menos badalado, outro brasileiro deve ser titular pela equipe portuguesa nesta tarde: Fernando Reges, um volante goiano de 21 anos revelado pelo Vila Nova.

O jogador ficou suspenso durante um ano após agredir o árbitro colombiano Alberto Duarte, no Campeonato Sul-Americano Sub-20, em 2007, defendendo a Seleção Brasileira. Pra completar a lista de brasucas, Helton, ex-Vasco, é o arqueiro do Porto. O argentino Lucho González é outra atração.

Embalados – Os dois times lideram suas respectivas ligas nacionais. O Manchester em busca do tricampeonato; o Porto na luta pelo tetra. No último fim de semana, o primeiro a vencer foi o Porto, que derrotou o Vitória de Guimarães, fora de casa, por 3×1. No domingo, uma vitória heroica do Manchester: 3×2, numa virada espetacular sobre o Aston Villa. Um dos melhores jogos do Campeonato Inglês até o momento.

  • Ficha técnica 😎

Manchester United: Van der Sar; O’Shea, Vidic, Evans e Evra; Fletcher, Carrick, Cristiano Ronaldo e Giggs; Rooney e Tevez. Técnico: Alex Ferguson.

Porto:  Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Cissokho; Fernando, Raul Meireles e Lucho González; Cristian Rodríguez, Lisandro López e Hulk. Técnico: Jesualdo Ferreira.

Estádio: Old Trafford, Manchester (ING). Horário: 15h45m (de Brasília). Árbitro: Konrad Plautz (AUT). Auxiliares: Bernhard Zauner (AUT) e Armin Eder (AUT).

* Lucas Fitipaldi é repórter do Diario e colaborador do blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*