Trocando figurinhas

Abaixo, a reproducão de uma conversa – em portunhol, naturalmente – entre a minha pessoa e o narrador de uma rádio de Santiago, na noite desta terça, na Ilha do Retiro, antes do treino do Colo Colo.

ConversaChileno: Qual é o time mais popular da cidade, Sport ou Náutico?

Eu: Sport.

Chileno: O Náutico também é da 1ª divisão?

Eu: Sim. Sport e Náutico disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Chileno: Os dois estão? Muito bom… Quantas pessoas cabem nesse estádio (apontando para a Ilha do Retiro)?

Eu: Atualmente, 35 mil. Por medida de segurança.

Chileno: É um estádio muito grande… É o maior daqui?

Eu: Não. O maior estádio (“cancha”) do Recfe é o Arruda, que até receberá o próximo jogo da Seleção Brasileira, contra o Paraguai. Cabe mais de 60 mil pessoas, e pertence ao Santa Cruz.

Chileno: 60 mil?! Então é maior que o estádio Nacional, de Santiago! Como está esse Santa Cruz?

Eu: O Santa jogará a Série D nesse ano, que corresponde à 4ª divisão nacional.

Chileno: 4ª divisão? O time que tem esse estádio de 60 mil lugares está na 4ª divisão?

Eu: Sim…

Chileno: Como…?

😕 Fim da conversa. 😕

Nota do blogueiro: Saí dali pensando em como é surreal essa situação do Tricolor. Um clube do tamanho do Santa Cruz no porão do futebol nacional (um novo porão, pois a Série D sequer existia), e com a torcida que tem, o estádio que tem…

8 Replies to “Trocando figurinhas”

  1. É PARADOXAL O DITADOR BODE ROUCO FALAR DO TEIXEIRA VISTO QUE ELE FAZ O MESMO EM PE. SE ELE DISCORDA DO TEIXEIRA DE FATO DEVERIA AGIR DE FORMA DIFERENTE, ALGO QUE NÃO VERIFICAMOS. QUANDO ESSE SR FALA DA CBF TAMBÉM NÃO PASSA DE HIPOCRISIA

  2. DEPENDE RODRIGO. SE LULA FALASSE MAL DO CARGO  DE PRESIDENTE SERIA PARADOXAL, SE ELE FALASSE MAL DE SEU GOVERNO SERIA!!! SE O SAMPAIO CORREIA, CSA, GAMA, FORTALEZA FALAREM MAL DO CB 13 NÃO SERIA VISTO QUE SÃO LESADOS EM FUNÇÃO DESSA INSTITUIÇÃO. SE O SPORT FALA MAL É PARADOXAL!!! POR QUE ? PORQUE ELE TEM AMPLO DIREITO DE SAIR DA INSTITUIÇÃO. SE DISCORDA, SAIA!!! SE NÃO SAI É PORQUE CONCORDA COM TODA MÁFIA!!! MELHOR, FAZ PARTE DA MESMA!!!! ESSE DISCIRSO CONTRA CB 13 QUE O SPORT FAZ NÃO PASSA DE HIPOCRISIA!!!!

  3. PRESIDENTE DA FPF LIVRA SPORT DE MULTA DE U$ 50 MIL POR CONTA DO SISTEMA DE SOM.
    É incrível como esse senhor trabalha em prol de uma eqipe apenas. Quando as demais equipes encontram-se por cima, ele faz questão de aparecer pra dizer que apoiou. Mas apoiar o tempo todo somente à coisa.
    O apelo popular pela saída de Carlos Alberto é muito grande. Ninguém gosta de ditadura ou coronelismo. Antes eu achava que esse senhor tinha a FPF como trampolim para aspirações políticas, já que foi derrotado em outros pleitos. Hoje vejo que a FPF serve apenas de cabide de empregos e gabinete de negociatas. O mandatário, visivelmente, é daqueles que adoram aparecer na mídia, falando com arrogância e prepotência, julgando-se autoridade, típico dos sedentos por alguma forma de poder. Mesmo os torcedores da coisa, que teriam algum motivo pra elogiar essa administração, exigem sua saída. ACHO ESTRANHO, APENAS, QUE A IMPRENSA RECUSE-SE A FALAR DESSE CONTINUÍSMO BURRO DO CLÃ OLIVEIRA À FRENTE DA FPF. Ninguém da imprensa levanta a voz pra falar nada sobre esse assunto. O estatuto da FPF é uma vergonha: clubes como Santa, barbie e coisa (fundadores) tem o mesmo poder de voto das ligas amadoras, que totalizam aproximadamente 50, entre elas a Liga Curcuranense. ATÉ QUANDO O ATRASO, A DITADURA E O CORONELISMO COMANDARÃO O FUTEBOL DE PERNAMBUCO?

  4. Se fosse assim é paradoxal qualquer clube brasileiro falar mal da CBF. Ou um brasileiro falar mal do Brasil.

  5. O EXTREMO DO PARADOXAL É O FATO DOS TORCEDORES DO SPORT FALAREM MAL DO CLUBE DOS 13 QUANDO NO SITE DO MESMO OBSERVAMOS O ESCUDO DO SPORT COMO UM DOS FILIADOS!!!! É PARADOXAL TORCEDORES DO SPORT DIZEREM QUE O FLAMENGO É PRODUTO DA MÍDIA QUANDO O CLUBE CONTA COM A MESMA BABAÇÃO ,EM PERNAMBUCO, QUE O FLAMENGO TEM NO RIO!!! COMO DISPENSA COMENTÁRIOS O FATO DA TORCIDA DO SPORT APOIAR EM 100% O DITADOR DA FPF!!!!!

  6. NÃO COMPREENDO PORQUE OS PERNAMBUCANOS EM GERAL METEM O PAU NA CBF E CLUBE DOS 13 ( EMBORA O SPORT FAÇA PARTE DESSE GRUPO) TAXANDO-OS DE “EIXO”, MAFIOSOS ETC…, MAS APOIEM CEGAMENTE A DITADURA DO CARLOS ALBERTO NA FPF QUE SE PORTA COMO SE FOSSE DONO DA MESMA ?

  7. Porões políticos do futebol pernambucano e brasileiro… até concordo em se tratando de clube dos 13, só espero que essa referência não seja à teorias malucas de conspiração, o que não passam de choro.

  8. Simples, meu caro blogueiro:

    Junte um pouco(na verdade, muito) de incompetência, mais um tanto de má-fé, um pouquinho de azar e acrescente os porões políticos do futebol pernambucano e brasileiro e teremos a perfeita receita do que acontece com o Santa Cruz.
    Mas não há de ser nada… faltou você dizer ao chileno que o dono do estádio aos poucos está saindo desse porão e em breve ele ouvirá falar muito do Santa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*