Conexão Montevidéu/Porto Alegre

Quartas-de-final da Libertadores para Sport ou Palmeiras: Grêmio ou Nacional...Quando o árbitro chileno Carlos Chandía encerrar a partida entre Sport e Palmeiras, nesta noite – seja no tempo normal ou numa posterior disputa por pênaltis -, um dos times estará classificado às quartas-de-final da Taça Libertadores.

Segundo a tabela da Comebol, o adversário será o tradicional Nacional, de Montevidéu/URU. Tricampeão da Libertadores e tricampeão mundial. 😯

O time uruguaio já assegurou a sua vaga após a desistência do mexicano San Luís, envolvido na polêmica da gripe suína, que preocupa o seu país.

Com uma melhor campanha na fase de grupos, o Nacional decidirá no estádio Centenário, com 55 mil fanáticos. Os jogos estão marcados para os dias 20 e 27 de maio (veja AQUI).

Mas… Como o vice de futebol do Leão, Guilherme Beltrão, já havia dito há uma semana, a Conmebol poderá forçar um confronto brasileiro nas quartas para anular a chance de uma final envolvendo apenas clubes do país.

Como? Já garantido nas quartas, o São Paulo deverá enfrentar o Cruzeiro, caso o time mineiro mantenha a vantagem diante da Universidad do Chile. O Grêmio, melhor time na fase de grupos e com os dois pés na próxima fase, enfrentaria o vencedor de Caracas e Cuenca, mas poderá encarar um duelo nacional, decidindo em Porto Alegre. E, naturalmente, os vencedores dessas duas chaves jogariam na semifinal.

Justo? De jeito algum. A Conmebol está tentando evitar mais uma final brasileira, como em 2005 (São Paulo x Atlético-PR) e 2006 (Internacional x São Paulo). Tecnicamente, só faz limitar a competição… Afinal, são 5 vagas para o Brasil, com clubes com mais recursos e estrutura do que os adversários de uma maneira geral – descontando os argentinos, que são do mesmo naipe.

Destino nas quartas-de-final (Sport ou Palmeiras):

  • Montevidéu – População: 1.325.968 habitantes; Área: 525 quilômetros quadrados; Altitude: 43 metros; Distância do Recife: 3.732 km.

Nacional na Libertadores*: 36 participações, 307 jogos, 137 vitórias, 82 empates, 88 derrotas e 3 títulos (1971, 1980 e 1988)

  • Porto Alegre – População: 1.430.220 habitantes ; Área: 496 quilômetros quadrados; Altitude: 10 metros; Distância do Recife: 3.083 km.

Grêmio na Libertadores*: 12 participações, 114 jogos, 60 vitórias, 23 empates, 31 derrotas e 2 títulos (1983 e 1995)

* Já com os dados da edição 2009 (veja o ranking AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*