Série A – 3ª década

A 3ª década do Brasileirão marcou a era dos patrocínios e grandes cotas de transmissão pela TV. Marcou também o último título nacional do futebol carioca. Confira a lista abaixo (clique nos links para assistir aos vídeos das conquistas). Para ver o post com os vencedores das décadas anteriores, clique AQUI (1ª) e AQUI (2ª).

1991 – São Paulo (O Tricolor havia perdido as duas últimas finais da Série A, e um tri-vice não estava nos planos do clube do Morumbi. Na 3ª decisão seguida, encarou o surpreendente Bragantino, treinado por Carlos Alberto Parreira. E na casa do adversário, em Bragança Paulista, que recebeu o menor público de uma final na história: 12.492 pagantes 😯 )

Campeões brasileiros da 3ª década1992 – Flamengo (Comandado pelo veterano Júnior, então com 38 anos, o Fla conquistou o seu 4° título, em uma final contra o Botafogo que ficou manchada pela morte de 3 pessoas e pelas centenas de feridos após a queda de uma grade da arquibancada do Maracanã. O gigante recebeu 122 mil pessoas naquele 19 de julho)

1993 – Palmeiras (O Verdão não vencia um título há 16 anos. Após firmar uma co-gestão com a Parmalat, o clube paulista faturou no mesmo o ano o Paulistão, o Rio-SP e o Brasileirão. E com uma seleção, com Roberto Carlos, Edmundo, César Sampaio, Zinho, Evair… 😀 )

1994 – Palmeiras (O Alviverde continuou forte e vencedor no ano seguinte. E o título foi ainda mais saboroso, em cima do maior rival, o Corinthians. Na final, brilharam Edmundo e o pernambucano Rivaldo. Com o bi, essa geração repetiu o feito da Academia nos anos 70)

1995 – Botafogo (O árbitro Márcio Rezende de Freitas foi o grande protagonista da final entre Botafogo e Santos, que reviveram os duelos da década de 60. O jogo terminou 1 x 1. Os dois gols foram irregulares. E, pra completar, ele anulou um gol legítimo de Camanducaia, do Santos, aos 34 minutos do 2° tempo…)

1996 – Grêmio (A Lusa estava com o título até os minutos finais da Batalha do Olímpico, contra o Grêmio. Foi quando o meia Ailton marcou um golaço, revertando a situação. O mesmo Ailton que um ano antes havia decidido o Fla-Flu na final do Carioca, também nos minutos finais, para o Fluminense)

1997 – Vasco (Na decisão entre Vasco e Palmeiras, um clube carioca conseguiu uma manobra nos bastidores para escalar Edmundo na finalíssima, no Maracanã, mesmo após o atacante ter sido expulso na primeira partida. 😐 Após dois empates sem gols – e sem emoção -, o Vasco ficou com a taça).

1998 – Corinthians (“Edilson que povo gosta!” Com esse bordão, a Fiel comemorou mais um Brasileirão, tendo no atacante Edilson um dos principais destaques. O Timão só conseguiu ficar com a taça após uma final em 3 jogos contra o Cruzeiro, com direito a gol do então cruzeirense Marcelo Ramos no 2° jogo)

1999 – Corinthians (O clube paulista chegou ao bicampeonato novamente diante de um rival mineiro, mas dessa vez contra o Atlético-MG. O treinador do Galo foi Humberto Ramos, o ex-jogador que cruzou certeiro para Dadá Maravilha, no título do Atlético em 1971, o único Nacional do clube)

2000 – Vasco (Romário, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista. Uma linha de frente mortal, em qualquer lugar do planeta. O Vasco venceu merecidamente o Brasileiro, mas por pouco não viu a festa do São Caetano, quando a grade de São Januário cedeu na final. Após muita polêmica, um novo jogo foi marcado, e deu Vasco: 3 x 1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*