3 leões

LeãoA estreia de Leão como comandante do Sport será logo nos primeiros momentos com luz do sol nesta quinta-feira.

Um treino às 7h30, para conhecer o elenco. E o grupo, obviamente, já vai entender o “recado” do horário. Linha dura.

Esta será a 3ª passagem de Emerson Leão no time rubro-negro.

Passagens separadas por grandes períodos.

A 1ª em 1987, depois em 2000 e agora em 2009.

Aos 36 anos… Aos 49 anos… E agora, aos 59, a pouco mais de um mês de virar um sessentão.

Fase 1 – Primeiro, um goleiro/jogador. Após assumir o comando do time no Pernambucano de 87, Leão chegou a entrar em campo na final contra o Santa Cruz mesmo exercendo a função. Algo incomum, mas compreensível naquela transição.

E conseguiu bem… Logo nos primeiros meses de trabalho mostrou um perfil sério, que mantém até hoje. Mas o lado boleiro também teve espaço. O resultado disso foi o título do Módulo Amarelo do Brasileiro (nos jogos finais da Série A, já ano seguinte, o time foi treinado por Jair Picerni).

Fase 2 – Depois, mais experiente, e com passagem pelo Japão e com 2 títulos da Copa Conmebol (97 pelo Atlético-MG e 98 pelo Santos), Leão retornou ao Sport. Chegou durante o Estadual de 2000, no lugar de Celso Roth. Trouxe carisma a um time que até estava bem, pois havia sido campeão da Copa do Nordeste e do 1° turno do Pernambucano.

Leão assumiu e tornou-se ídolo da torcida, algo raro em relação a um técnico. Já curtia o estilo com roupa social e cabelo pintado. Visual à parte, ele foi penta no Estadual, vice da extinta Copa dos Campeões e 5° lugar no Brasileiro. Foi além… Foi efetivado como técnico da Seleção Brasileira, mesmo trabalhando na Ilha! Não foi bem com a Canarinha e viu a carreira patinar após essa saída.

Fase 3 – De 2000 pra cá, Leão rodou bastante. Santos (novamente no topo, campeão brasileiro), Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Cruzeiro e Atlético-MG. Futebol árabe, japonês… São Caetano! Colecionou rescisões, bons trabalhos e algumas brigas. E neste ano, após um bom começo no Galo, viu o time ser massacrado por 5 x 0 na final do Mineiro. Ficou sem clima em BH.

Curtia férias desde então. Agora, já grisalho (sem tintura alguma), Leão retorna ao Sport. Ao clube ligado a ele pelo mascote. Chega para apagar a crise pós-Nelsinho e para recuperar parte da milionária dívida que o Sport tem com ele.

Chega para sacudir o Leão. E vice-versa. 😎

One Reply to “3 leões”

  1. Espero que o Leão que chegou dê um novo norte ao Leão da praça da bandeira! Boa contratação, apesar de dispendiosa! Estou confiante!! PST!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*