Tira-teima, urgente

Tira-teima do tênis, também conhecido como "hawk-eye"

Neste domingo tive a certeza do quanto a falta de tira-teimas eletrônicos prejudicam o futebol. E o quanto é balela ouvir ex-árbitro dizendo que isso “tiraria a graça do futebol”. À tarde vi os dois extremos desse assunto.

Primeiro, assistindo a final de Wimbledon. Um jogaço que consagrou o suíço Roger Federer. O tenista bateu o norte-americano Andy Roddick por 3 sets a 2.

Como no torneio de Londres não existe tie-break no 5º set, Federer precisou fazer 16-14 para fechar o jogo e ganhar o seu 15º  Grand Slam. Uma partida de 4 horas! E nesse tempo todo, um saque de segundos tornou-se parte importante.

Federer soltou o braço e sacou. Roddick não alcançou a bola. Mas pediu uma revisão no lance, com o tira-teima, ou “Hawk-Eye“(olho de falcão). Direito dos atletas nesta competição desde 2007, mesmo com toda a tradição de Wimbledon, criado em 1877 e disputado no All England Club.

Ele foi atendido, e o lance mostrado no telão, para que todos na quadra pudessem checar. E Roddick viu o quanto Federer deu sorte, pois foi questão de centímetros em cima da linha, validando o saque. O americano ficou furioso, mas aceitou, é claro.

Após a festa do mito do tênis na grama de Londres, foi a vez de acompanhar a “final” do Campeonato Argentino de futebol.

Final entre as aspas, pois o Torneio Clausura é disputado por pontos corridos. No entanto, numa daquelas coincidências, o vice-líder Vélez Sarsfield recebeu o então líder Huracán logo na última rodada! 😯

A hinchada do Huracán não comemorava o título nacional desde 1973! Eram 36 anos na fila. Bastava o empate. O time foi elogiado por toda a crítica portenha durante a campanha, já que realmente fez grandes apresentações.

Mesmo fora de casa, ia pra cima. E foi mesmo. Aos 8 minutos do 1º tempo, o Huracán abriu o placar, numa cabeçada de Dominguez (de branco, abaixo). Mas o árbitro anulou, alegando impedimento. No lance já dava pra perceber que não estava. No replay, então, foi brincadeira!

Clausura-2009: Vélez Sarsfield 1 x 0 HuracánE o jogo seguiu 0x0, até os 38 minutos do 2º tempo, quando o Vélez Sarsfield marcou o gol da vitória, num lance onde o juiz não viu uma falta claríssima no goleiro.

E o troféu ficou em Liniers, com o Vélez, que chegou ao 7º título argentino.

E o erro custou o sonho de toda uma torcida. Para se ter uma ideia, por questão de segurança, foram liberados apenas 4.500 ingressos para os torcedores do Huracán. No entanto, mais de 15 mil pessoas foram ao estádio do clube ver no telão mesmo, com bandeira e tudo mais.

Três segundos olhando um monitor depois daquele lance teria validado o gol e, quem sabe, o título do Huracán, do bairro de Parque Patrícios. Ficou a discussão eterna.

E aí… Isso tira a “magia do futebol”?

Conversa fiada! 👿

4 Replies to “Tira-teima, urgente”

  1. Muito bom o Post.. parabéns.. compartilho da mesma opinião! E essa falta no goleiro do Huracán foi brincadeira.

    Grande abraço!

  2. Sempre falei a mesma coisa! Óbvio que continuaria existindo “roubos”, mas diminuiria bastante! Quero ver só um árbitro ter a cara de pau de dar um impedimento que não houve contra um time da casa passando em pleno telão!
    Mas isso não vai acontecer tão cedo!

  3. Cássio, quando se quer favorecer um time (clube) pode existir orecurso tecnológico que seja. Ou ninguém se lembra dos 3 segundos que miraculosamente apareceram para que a URSS contra os EUA (51 x 52) nos jogos olimpicos de 1972 ? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*