Clássico Centenário – A primeira notícia

Primeiros escudos de Sport e Náutico

Confira a matéria completa do Diario de Pernambuco do dia 27 de julho de 1909 sobre o primeiro Clássico dos Clássicos da história. A notícia do jogo entre Sport e Náutico, um amistoso disputado no domingo, saiu apenas na terça, pois nas segundas os jornais da cidade não circulavam. Perceba a que linguagem era bem diferente, com forte presença do inglês.

As 4h15 da tarde deu-se o kick off. Ambos os teams trataram de fazer o que estava ao seu alcance para ganhar. O Nautico, desde o princípio, fez um forte ataque, que foi repellido pelo Sport, ficando o jogo muito egual durante dez minutos, quando a bola, muito bem passada para o centro, coube a Maunsell que, por um bonito dribbling, a levou ao goal dos opponentes, entre os applausos dos espectadores.

O Sport tendo o kick off, o jogo tornou-se mais apressado, porém, o Náutico, mostrando ser o team mais forte, sendo a bola bem passada pelos seus fowards, que pareciam trabalhar bem juntos, magnificamente auxiliados pelos backs, estavam sempre ameaçando o goal do Sport.

Depois de um ou dois corners o Náutico fez o seu segundo goal. Até este momento o jogo tinha estado muito forte, de lado a lado, porém depois do segundo goal o Sport Club não fez tão boa defesa, como antes, nem tão pouco os seus fowards guardaram a mesma combinação, tomando o Náutico conta do jogo até o intervallo.

Terminado este, podia-se notar que o Sport estava disposto a mudar o jogo, tratando de tirar a desforra, depois do descanso. Sendo dado o kick off pôde-se observar um dos melhores momentos do jogo, tendo o dribbling e passes dos fowards melhorando e devolvendo os backs a bola com muita precisão.

Isto durou cerca de dez minutos, quando o Náutico, com uma esplendida avançada, fez o terceiro goal. Sendo a bola novamente posta em movimento, o team do Sport fez um jogo muito ligeiro. O team do Náutico, com a mudança de logares entre Maunsell, centre fowards e King goal-keeper ficou decididamente mais fraco na linha de fowards, do que o Sport se aproveitou para fazer o primeiro goal. Dali até o fim, o jogo com mudanças para ambos os lados, ganhando o Náutico por três goals contra um.

One Reply to “Clássico Centenário – A primeira notícia”

  1. Adoraria saber os detalhes técnicos desse “prélio” histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*