O famoso Raúl Colombo. Famoso quem?

O jogaço agendado para o sábado entre Brasil e Argentina, em Rosário, será a 93ª edição do superclássico sul-americano, apontado como um dos maiores do mundo. Eu, particularmente, acho esse jogo o maior clássico do futebol.

Copa Raúl ColomboJogo de rivalidade tão grande que até a simples contagem de partidas gera polêmica. O número no início do post foi “93”, certo? Para eles será o 94º clássico.

Na contagem de confrontos feita pela Associação de Futebol da Argentina (AFA) está registrado um jogo a mais. Uma vitória argentina por 2 x 1 ( 😎 ), em 3 de dezembro de 1956, no Maracanã, pela Copa Raul H. Colombo, torneio amistoso disputado em jogo único.

Porém, nos registros oficiais da CBF, não foi a Seleção Brasileira que atuou, e sim o time da Liga Metropolitana do Rio de Janeiro – que contava com apenas dois jogadores da Seleção de fato. A escalação abaixo não nega que era de fato o time da Guanabara, por mais forte que fosse.

Escalação: Castilho (Fluminense); Pinheiro (Fluminense), Nílton Santos (Botafogo), Rubens (Flamengo), Zózimo (Bangu), Dequinha (Flamengo), (Benedito, São Cristóvão), Joel (Flamengo), Zizinho (Bangu), Índio (Flamengo), Didi (Botafogo) (Walter Marciano, Vasco) e Pinga (Vasco). Técnico: Flávio Costa

O Brasil… digo, o Rio de Janeiro até saiu na frente, com Indio, aos 15 minutos de jogo. Mas Sanfilippo, que havia entrado no lugar de Infante, empatou aos 24 minutos do segundo tempo. Um minuto depois, Antonio Héctor Garabal virou o jogo, dando a vitória a Argentina.

Que a Argentina venceu, todos sabem… Mas quem perdeu… Brasil ou Rio de Janeiro?

Em tempo: Raúl H. Colombofoi o dirigente que assumiu a presidência da AFA naquele ano. Ele comandou a associação argentina entre 1956 e 1965. Tempo inferior apenas à gestão de Júlio Grondona, o mandatário atual, que assumiu em 1979… 😯

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*