E se o Arapiraca for campeão…

ASA de Arapiraca

A música “E se”, de Chico Buarque e Francis Hime, fala sobre coisas impossíveis de acontecer. Nela, os cantores eternizaram a suposta ruindade do ASA no verso “E se o Arapiraca for campeão”, já que o time alagoano nunca ganhava nada e era um verdadeiro saco de pancadas.

A sorte do ASA começou a mudar no final da última década. Primeiro, em 1998, o time arapiraquense teve o título de 1953 reconhecido, após longa pesquisa. O regulamento era simples: o campeão do interior, o ASA, enfrentaria na final o campeão da capital, o Ferroviáro, que não quis jogar (achou parecido com outra história?).

Depois, em 2000, o título alagoano em pleno Rei Pelé, em Maceió, após vitória por 1 x 0 sobre o CSA. E veio a sequência de taças no estado, em 2001, 2003, 2005 e 2009. Festa para os 208 mil moradores de Arapiraca, a 128 km da capital.

O time – uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil, ao eliminar o Palmeiras, em 2002 – finalmente alcançou o status de ‘maior’ de Alagoas no Campeonato Brasileiro desta temporada. O CSA não conseguiu passar da 1ª fase na Série D. Assim como o CRB, que segue na Terceirona.

Não o ASA… O Alvinegro, que joga no estádio Coaracy da Mata Fonseca, estará na Série B de 2010. O time conseguiu uma das 4 vagas desta Série C, ao lado do cearense Icasa (outro orgulho do Nordeste), do paulista Guaratinguetá e do mineiro América.

E o ASA foi alem. Após o empate em casa na semifinal contra o Icasa, a “Asa Gigante” foi até Juazeiro do Norte e arrancou uma vitória por 3 x 2, de virada, com direito a pênalti perdido pelo adversário! 😯

Assim, o time está na final, ao lado do América/MG, que é treinado pelo pernambucano Givanildo Oliveira. É gratificante ver novamente um time do Nordeste numa final de Brasileiro, independentemente da divisão. A última vez foi em 2007, quando o Bahia foi o vice na mesma Série C.

O time alagoano jogou 12 vezes para chegar até a final, com 6 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Marcou 20 gols e sofreu 13. O time é treinado por José Luiz Mauro e fez a velha mistura de jogadores com alguma experiência, como o volante Paulo Foiani (33 anos), e algumas promessas da região. E isso tudo com bastante apoio da torcida!

Para continuar com a força da arquibancada, o ASA aguarda uma ajuda da prefeitura de Arapiraca, que já sinalizou positivamente para reformar o estádio local, já que o time está ameaçado de não jogar em casa na próxima Série B. Seria um castigo.

Obs. Apesar de Givanildo ser pernambucano e ter uma grande história no futebol, estou na torcida pelo ASA nesta final da Terceirona. No entanto, o América/MG é, de fato, o favorito… Os jogos serão disputados nos dois próximos domingos. Primeiro em Arapiraca. A conferir. 😎

5 Replies to “E se o Arapiraca for campeão…”

  1. Belo texto, Cássio!! Não conhecia teu blog, foi bom conhecê-lo a partir deste texto. É um exemplo para os “profissionais” da imprensa esportiva aqui do Estado.
    No mais, é sempre bom ver a valorização do esporte da nossa região.
    Parabéns desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*