Uma vila na Champions

Budva, cidade de Montenegro

Uma vila encravada na conturbada região dos Balcãs, há 2.500 anos vendo a maré subir e baixar no Mar Adriático, parte menor do Mar Mediterrâneo. Tempo de batalhas desde o Império Romano, com outros 400 anos de ocupação da ‘era veneziana’ e mais passagens ao longo dos séculos por outros domínios, como os impérios Otomano, Turco e Austro-Húngaro. Até a chegada do exército sérvio, em 1918.

Após esse furacão histórico, a raça eslava viu o seu próprio império ruir durante o século XX, numa interminável dissolução que deu ‘luz’ a outros seis países. Fora o Kosovo, que não conseguiu chocar a sua independência até hoje.

Babel à parte, voltemos àquela praia nos Balcãs, a uma cidade simples que conseguiu sobreviver a esses sanguinários capítulos da humanidade. Não mais de 14.500 pessoas habitam a pequena Budva, que de tão ‘sortuda’ ainda sofreu um terremoto em 1979.

Pequena, mas não invisível. A cidadezinha é o principal polo turístico de Montenegro. Mas um dia foi de Sérvia e Montenegro, das inúmeras formações da Iugoslávia (Reino, Democrata, Federação e Socialista)… 😯

Ok… Chega de história e pequisa, blogueiro… O que isso quer dizer?

Nessa cidade minúscula (que faz parte de uma “região” com 16.095 moradores, agregando mais 2 vilas) existe o estádio Lugovi, que pode receber apenas 4 mil torcedores (insuficiente até para o Campeonato Pernambucano). Mas é a casa do Fudbalski Klub Mogren, ou simplesmente FK Mogren, fundado em 1920 e que até 1991 era chamado de FK Budva. E que hoje é o atual campeão montenegrino.

FK MogrenFoi apenas a 3ª edição da liga do país, que se separou da Sérvia em 2006. O time sucedeu os campeões Zeta, de Golubovci (2006), e Buducnost, de Podgorica (2007).

Para ficar com o título da temporada 2008/2009, o Mogren jogou 33 vezes, com 23 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Foi o 2º título nacional do time, que havia vencido a Copa de Montenegro em 2008 (vídeo abaixo)

E daí, Cassio…? Esse post fala sobre esporte?

O título nacional deu ao clube o privilégio de disputar a Liga dos Campeões da Uefa. Ao lado de outras 75 equipes de toda a Europa. O time estreou na primeira eliminatória da fase preliminar, a anos-luz da fase de grupos. Fase que começa, finalmente ( 😎 ), nesta terça-feira, com oito jogos reunindo os gigantes do Velho Mundo.

Mas até chegar ao pote de ouro da maior competição interclubes do planeta, muita gente penou. Inclusive o FK Mogren, que já foi eliminado – no 2º mata-mata -, mas fez história, com a melhor campanha do país.

Venceu os 2 jogos contra o Hibernians, de Malta. Depois, perdeu 2 vezes para o Copenhague, da Dinamarca. E o adversário bateu sem pena, com um duplo 6-0 (isso mesmo, como no tênis).

Não importa. Não para aquela agora pacata Budva. Mas, de fato, acabou a Champions League para ‘craques’ como Nemanja Popović, Merlin Skenderi e Draško Božović. Eles vão dar lugar a Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi e Ibrahimovic.

Os jogadores do FK Mogren estão fora da disputa pelo troféu mais invejado do continente. Por outro lado, seguem na costa montenegrina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*