Passo a passo de uma arena

Manual de estádios da Fifa

Que a Copa do Mundo vai dar trabalho, todo mundo já está vendo. Mas de vez em quando é bom esmiuçar o que a Fifa exige de fato para os 12 projetos selecionados para o Mundial de 2014.

O Portal Copa 2014 fez um levantamento interessante sobre o caderno de encargos da Fifa para competição internacionais. Todas as exigências – divididas em 11 tópicos – foram compiladas em um manual de 250 páginas, publicado pela entidade máxima do futebol em 2004.

O caderno, cujo nome é Football stadiums technical recommendations and requirements (recomendações e requisitos técnicos para estádios de futebol), foi utilizado já na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e também já vem sendo adotado pela África do Sul para a edição do ano que vem.

O imagem do post lista os pontos do manual, cujo “resumo” está abaixo. 😈

1º) Pré-construção – Estudo de viabilidade econômica, demanda, localização, proximidade à infraestrutura da cidade. Decisão sobre a capacidade de público, com mínimo de 30 mil para jogos internacionais, 50 mil para final da Copa das Confederações e 60 mil para a final da Copa do Mundo.

2º) Orientação de campo – O ideal é a norte/sul. Porém, a direção pode mudar de acordo especificidades regionais.

3º) Segurança – Sinalizações, plano de escoamento, sala de controle com visão panorâmica e câmeras de segurança.

4º) Estacionamentos – Com 60 mil lugares, o estádio deve ter 10 mil vagas para carros e 500 para ônibus; existem ainda tópicos sobre público VIP, delegações, mídia, caminhões de transmissão de TV e transmissão via satélite, veículos de emergência e segurança, além de heliporto

5º) Área de jogo – Para a Copa do Mundo, a Fifa exige gramados de 105m x 68m. O ideal é que não tenha barreira alguma entre o campo e arquibancada

6º) Vestiários e acessos – Área de entrada exclusiva para jogadores e árbitros. O vestiário do visitante deve ter pelo menos 150 metros quadrados (maior que muitos apartamentos no Recife 😯 ). Para estádios multiuso, a Fifa exige pelo menos 4 vestiário.O túnel de acesso deve ter um mínimo de 4m de largua e 2,2m de altura.

7º) Conforto do público – Cobertura da arquibancada, assentos com 47cm de largura e 30cm de altura no encosto. Pontos-cegos na arquibancada são inaceitáveis. Para melhorar a visibilidade, as placas de publicidade podem ter, no máxima, 1m de altura. O estádio também deverá ter pelo menos 5 pontos de venda para cada 1.000 torcedores, e equipado com TV, para poder acompanhar ao jogo.

8º) Hospitalidade – Na prática, a área VIP. Durante a Copa, existirá outra categoria, a VVIP, reservada para presidentes de federações nacionais e suas comitivas. Devem ser camarotes para até 20 pessoas, além de uma sala de uso comum.

9º) Mídia – Um dos maiores tópicos do caderno. São os seguintes pontos: cabines de imprensa (com internet de banda larga), rádio, TV, estúdios de televisão (no mínimo 3), centro de mídia, sala de coletiva de imprensa (100 repórteres), zona mista (para até 250 profissionais) e flash interview positions.

10º) Energia e iluminação – Instalação de geradores de energia para evitar qualquer tipo de atraso por falta de energia. Refletores com potência de 3.500 lux na iluminação horizontal e 4.200 lux na iluminação vertical, contra 3.400 lux e 2.500 lux, respectivamente, exigidos em jogos nacionais.

11º) Green Gol (sustentabilidade) – Tópico com o objetivo de reduzir a emissão de gás CO2, focando: Água, resíduos, energia e transporte.

One Reply to “Passo a passo de uma arena”

  1. Olá Cassio. Gostei do teu post, mas me interessei pelas duas primeiras imagens( das arenas em construção). Estou tendo que fazer um trabalho, e precisaria montar alguns slides para a apresentação, e seria fundamental pra mim ter passo a passo de uma construção de forma em desenho( e não foto). Estava já a ponto de desistir quando vi teu post, e reparei a nas fotos tem setinhas, de progressão, e assim imagino que entre a primeira foto e a segunda tem outras fotos que mostram os estágios da construção!

    Gostaria de saber se você poderia me passar o link onde conseguiu essas imagens(não apenas as duas, maz toda a progressão). Se puder me passar, espero no aguardo, ao menos uma resposta. Att, Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*