Sub-18 Olímpico

Olimpíadas de juniores de 2010Se existe um Campeonato Mundial de futebol Sub-20, por que não uma Olimpíada júnior? Pois é. E a ideia será colocada em prática daqui a 1 ano.

E na versão olímpica, a idade será entre 14 e 18 anos! 😯

Numa disputa que envolveu 9 candidatas (*), o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu Cingapura para a 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.

A competição acontecerá entre 14 a 26 de agosto de 2010, nos mesmos moldes das Olimpíadas tradicionais. A expectativa é de 3.200 atletas nesta pioneira Olimpíada.

Ao todo, serão 26 esportes em Cingapura, que bateu Moscou por 53 votos a 44. Abaixo, o objetivo do COI para a o Sub-18 Olímpico:

A primeira Olimpíada de Verão da Juventude, em Cingapura, vai reunir atletas talentosos de todo o mundo com o objetivo de vê-los em competições de alto nível e indicando-lhes o caminho a tomar para se tornar atletas olímpicos de verdade. Este será evento um multiesportivo, cultural e educacional, o que dará uma nova dimensão para o ideal olímpico, complementando o que já foi alcançado graças aos Jogos Olímpicos e a vários projetos do COI para dar vida aos valores olímpicos.

Veja AQUI todos os centros esportivos de Cingapura.

* Cidades-candidatas: Atenas (Grécia), Bangkok (Tailândia),  Debrecen (Hungria), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kuala Lumpur (Malásia), Moscou (Rússia), Poznan (Polônia) e Turim (Itália).

Site oficial de Cingapura-2010: www.singapore2010.sg/

Fica, então, a torcida por algum representante pernambucano na Ásia no próximo ano. Agora, os Jogos Escolares valem ainda mais!

Cingapura ou Singapura? Até o dia 1º de janeiro de 2013, as duas formas estarão corretas. Depois, vai valer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 16 de dezembro de 1990, em Lisboa (veja AQUI), de acordo com a Base III-3º do documento. No caso, Singapura. 😎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*