Vai parar o Río de la Plata

Estádio Centenário, em Montevidéu

Em 1930, diante de 90 mil pessoas no recém construído estádio Centenário, o Uruguai venceu a rival a Argentina por 4 x 2, no clássico do Río de la Plata, e conquistou a primeira Copa do Mundo. Festa na sua própria casa.

Uma partida que incendiou ainda mais a disputa entre as metrópoles de Buenos Aires e Montevidéu, separadas por apenas 300km. Para se ter uma ideia, aquele foi o 98º confronto! Quando Brasil e Argentina se enfrentaram pela primeira vez, em 1914, os dois bicampeões mundiais já haviam se enfrentado 43 vezes… 😯

Na próxima quarta-feira (20h), os dois times entrarão em campo pela 177ª vez, e mais uma vez no Centenário, próximo de completar 80 anos. Sem dúvida alguma, será um dos duelos mais importantes da história do clássico. Vai valer a classificação para a Copa do Mundo de 2010.

80 vitórias da Argentina, 53 do Uruguai e 43 empates…

UruguaiArgentinaO Uruguai que não vai ao Mundial desde 2002. A Argentina que ficou de fora pela última vez em 1970.

Neste sábado, os dois países ganharam no sufoco, numa reta final sensacional das Eliminatórias Sul-americanas para a África do Sul.

Em Buenos Aires, drama portenho. Uma vitória suada por 1 x 0 já se desenhava de forma incrível. Mas aos 45 do 2º tempo, gol do Peru… O técnico Maradona suou frio, os hinchas ficaram atônitos, enquanto os jogadores ficaram sem ação. Mas tudo isso por 2 minutos, pois aos 47, o enterrou voltou.

Debaixo de um temporal daqueles, a bola sobrou para Martín Palermo, centroavante do Boca Juniors, que tocou para as redes, levando toda a Argentina à loucura.

No Equador, na altitude de Quito, o atacante Forlán proporcionou o mesmo sentimento aos uruguaios, ao marcar o gol da virada da Celeste, fora de casa, aos 48 minutos da etapa final, fazendo 2 x 1. Cobrou um pênalti com violência. Garra de quem quer ir ao Mundial. Os resultados transformaram o jogo da próxima quarta num “mata-mata”.

Ambos brigam pela 4ª vaga direta da Conmebol (Brasil, Paraguai e Chile já estão garantidos). De qualquer forma, ninguém acharia ruim ficar em 5º e disputar a repescagem contra o representante da Concacaf.

Antes, o clássico na quarta-feira mesmo, diante 65 mil pessoas. Certamente, milhares de argentinos vão atravessar o rio para apoiar o time. A seleção que vencer estará classificada. Em caso de derrota (ou empate, no caso do Uruguai), a equipe terá que torcer contra o Equador, que jogará contra o Chile, fora de casa.

Jogo para o brasileiro assistir de camarote, vendo de perto um grande clássico. 😎

One Reply to “Vai parar o Río de la Plata”

  1. Pingback: América 16 – Rumo à Santa Fé. Rumo ao clássico | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*