O último bonde

Bonde

Assisti ao jogo Sport x Coritiba na Ilha. Chegando lá, cedinho, ainda na preliminar com a Copa do Brasil Feminina, foi fácil perceber o otimismo, e a tensão, dos rubro-negros.

“Só a vitória mantém o time na luta”. / “É ganhar e partir para o clássico”. / “Pra sair da zona de rebaixamento, não dá pra tropeçar contra o Coxa”. / “Um empate hoje rebaixa o Sport. Não matematicamente, mas moralmente”.

As frases acima foram algumas das que ouvi por lá, antes do jogo. Era o clima do “vai ou racha”. Antes do empate por 1 x 1… No fim, muitos torcedores jogaram a toalha. Já são 21 rodadas consecutivas na zona de rebaixamento, sendo as últimas 12 na 19ª colocação, quase uma “propriedade” do Sport.

Conversas na Ilha, pelo msn, via twitter, orkut… Revolta em todas as mídias.

Para o matemático Oswald de Souza, o clube tem 93,4% de chance de cair para a Série B. Passou, inclusive, o Fluminense, que tem 93,3%. Na prática, dois condenados.

Mas ainda há a esperança… E ela passa pelos trilhos do clássico, diante do rival.

No Náutico, uma situação parecidíssima. O Timbu jogou na quarta-feira, um dia antes do Leão. Vi o jogo contra o Botafogo, no Engenhão, na redação do Diario. Pelo horário incomum (a partida começou às 18h30), a TV foi muito disputada. O sentimento era o mesmo. O tal “jogo de 600 pontos”, “final de campeonato” etc. 😯

A derrota por 1 x 0, em uma partida 100% polêmica, também provocou um levante entre os alvirrubros. Minutos após o fim do jogo no Rio já começava a tocar o celular. Um discurso unânime, de impotência, diante uma arbitragem tão tenebrosa.

Chega a sexta-feira, com rescaldo da 32ª rodada, a dois dias de um Clássico dos Clássicos terminal na elite. Um jogo que não deverá ocorrer na elite em 2010.

Aqueles torcedores que jogaram a toalha, que escreveram nos fóruns da vida que haviam desistido e “que abandonaram” o futebol já começam a juntar os cacos… Para uma última tentativa. Que passará na estação dos Aflitos. É o último bonde de 2009…

3 Replies to “O último bonde”

  1. COMO É QUE UM TIME COMO O SPORT FAZ UMA CAMPANHA TÃO VERGONHOSA COMO ESTA ? SOU PERNAMBUCANO, MAS MORO EM ARAPIRACA/ALAGOAS; O QUE EU MENOS GOSTARIA ERA VER O MEU TIME JOGANDO  AQUI CONTRA O ASA, NÃO QUE O TIME DAQUI SEJA PIOR QUE ESTE DO SPORT , MAS POR QUE NÃO QUERIA VER O MEU TIME N A SÉRIE B. AGORA É SÓ DISPENSAR O TÉCNICO E A MAIORIA DOS JOGADORES, POIS NÃO JOGAM NADA.

  2. Esse bonde parece aquele que Homero lacerda avisou no inicio do ano antes da libertadores a todos os  rubro-negros,  estava passando em frente a ilha e tivessemos cuidado para não perder, é parece que o bonde passou lotado e  o pessoal que ficou a frente do destino de nosso amado Sport o perdeu.   

  3. Boa matéria, Cássio.
    Mas, é isso aí.
    Só vou baixar a guarda e joga 100% da toalha quando as coisas já estiverem definidas.
    Enquanto isso, vou fazer meu papel de torcedor, que é de acreditar até quando der.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*