Patrimônio da Série B

Série B-2009: Ceará 2 x 0 Bragantino

A cena se repete há muitos anos… Começa a Série B e em alguma terça ou sexta-feira lá está o Ceará disputando a competição. Na capital cearense, os rivais até tiram onda, dizendo que o Vovô é patrimônio da Segunda Divisão.

De fato, o Ceará Sporting disputa a Segundona desde 1994, quando a competição voltou a ser realizada. De lá pra cá, 16 participações. Nenhum acesso. Nenhum descenso. Estático. Um patrimônio da Série b. A “cara” da Série B…

Nesse tempo todo, 84 clubes passaram pela Série B, incluindo 4 pernambucanos (Sport, Náutico, Santa Cruz e Central), e todos eles foram para algum lugar. Ou subiram para a Série A ou caíram para a Série B. O rival Fortaleza, por exemplo, caiu para a Terceirona em 94 (ficou 5 anos na C), mas também conseguiu subir para elite em duas oportunidades, com o vice da Série B em 2002 e 2004. E nada do Ceará…

A torcida do Fortaleza já começava a dizer que o dizer que o rival ia tirar “carteira de motorista”, caso completasse 18 anos na Segundona.

Mas o mito vai acabar. O time, que chegou a ser o lanterna na 6ª rodada, está na vice-liderança, com 63 pontos, 7 a mais que o 5º lugar, a 4 rodadas do fim. Chegou a vez do Ceará, treinado por PC Gusmão, e com nomes como Geraldo (o mano Gera) e Sérgio Alves (sim, aquele revelado pelo Sport em 1990)…

Na última rodada, vitória por 2 x 0 sobre o Bragantino, no Castelão, diante de 40 mil pessoas. A média de público do time é de 18.336, abaixo apenas do Vasco (20.813). Pode anotar aí: vai subir um campeão de público.

Veja uma matéria do Globo Esporte sobre a eternidade do Ceará a Série B AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*