Do cinema para a Copa

InterpolNa última semana, Philipe Bovy, consultor da Fifa há 20 anos, esteve no Recife para um seminário sobre transporte na Copa do Mundo. A palestra visava o Mundial de 2014, no Brasil. No entanto, em entrevista ao Diario, o belga também comentou sobre a Copa de 2010, na África do Sul.

Mais do que um sistema de transporte eficiente, ele se mostrou preocupado com a segurança no maior evento do futebol, que acontecerá pela primeira vez no continente africano.

Pelo visto, uma preocupação plausível. Mas pode-se dizer que a organização sul-africana se mexeu nesta semana e anunciou um reforço de peso.

O país confirmou uma parceria histórica com a Interpol, uma polícia que tem uma “presença” constante nos filmes de Hollywood. Com investigações de crimes internacionais, envolvendo grandes nações e conspirações…

Interpol, ou Organização Internacional de Polícia Criminal, com sede na cidade francesa de Lyon e que tem a participação de 188 países membros.

Na África do Sul, a Interpol terá o papel de monitorar o cadastro de todos os estrangeiros que entrarem no país entre 11 de junho e 11 de julho, datas do Mundial. Uma ação semelhante foi realizada na Copa de 2006, na Alemanha, que serve como modelo para Fifa para os próximos mundias (palavras do próprio Bovy).

Segundo o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, “a preparação do plano para o Mundial foi exaustivo”. E olhe que o trabalho vai começar agora… 😎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*