Ficou na memória

Série A-2009: Náutico 2 x 0 Cruzeiro

Em 13 de maio de 2007, o Náutico enfrentou o Atlético-MG, no Mineirão, retomando a sua saga na Série A do Brasileiro depois de muito tempo…

A última participação havia sido em 1994.

Era a primeira vez que a nova geração de alvirrubros acompanhava o time na elite do futebol nacional. Após o fundo do poço em 1999, com a “participação” na Série C, essa geração viu a ressurreição do clube nesta década, com os títulos pernambucanos de 2001, 2002 e 2004, além da ampliação do estádio dos Aflitos e do CT.

Um novo Náutico, sem dúvida. Mas ainda faltava estar perto dos grandes.

Dos grandes clubes. Dos grandes jogos. Da grande mídia.

Antes, houve a Batalha dos Aflitos em 2005, é verdade. Foi a maior dor do Alvirrubro. Uma frustração difícil de apagar. Mas um ano depois, lá estava o Timbu velho de guerra dando a volta por cima e subindo de divisão.

Veio, então, o Brasileirão na era dos pontos corridos, inédito para o clube na Série A (só havia disputado o modelo na Série B). E foram 3 longas temporadas lutando no campeonato com o menor orçamento possível entre os 20 participantes. Lutando até fora das 4 linhas, para aumentar esse mesmo orçamento.

De 2007 a 2009, o clube recebeu uma cota de R$ 15 milhões. Apenas neste ano, o Palmeiras, por exemplo, recebeu R$ 21 milhões… É a lei do mercado da bola. 😯

Mas o Náutico conseguiu 2 milagres nos primeiros anos, ganhando a alcunha de Incaível. Neste ano, infelizmente, não deu. Neste sábado, nos Aflitos, o time receberá o Avaí, no 114º jogo desta passagem na Primeira Divisão.

Foram 35 vitórias, 26 empates e 52 derrotas. Marcou 159 gols e sofreu 187.

Podia ter sido melhor? Sim. Principalmente neste ano, é claro.

Mas o torcedor timbu deixa a Série A, provisoriamente, com a lembrança de grandes partidas nessa participação.

Os 2 golaços do lateral-esquerdo Júlio César na emocionante vitória no Clássico dos Clássicos de 2007. O chocolate de 5 x 0 sobre o Atlético-PR, nos Aflitos, e o 3 x 0 sobre o Corinthians, no Morumbi, no mesmo ano…

Como esquecer o 5 x 2 sobre o Cruzeiro, nos Aflitos, no ano passado? Um categórico 3 x 0 sobre o então líder Palmeiras, em 2009. Empates suados, vitórias nos últimos segundos… Derrotas dolorosas também, é claro.

Este sábado será a última chance de guardar na memória um capítulo desta saga.

Vale a pena. Até 2011.

4 Replies to “Ficou na memória”

  1. João Netto - Soide Galo Mineiro o maior de Minas e um dos maiores do Brasil, não somos sem sal como o Cruzeiro pequeno no dia disse:

    Mas esse ano o Náutico era muuuuuuuuuito fraco

    Em 2007 tinha o Acosta, um dos grandes craques do Brasileirão

    Em 2008 tinha o Felipe para resolver, tinha o Ruy em boa fase, o Eduardo vivendo um grande momento

    Esse ano, o time é muito fraco, ficar dependendo de Bruno Mineiro é complicado, Irênio como camisa 10.. é.. o Náutico tinha um time muito fraco, mas foi valente

    Pelo menos fizeram 6 pontos no TODO PODEROSO TIMÃO

  2. João Netto - Soide Galo Mineiro o maior de Minas e um dos maiores do Brasil, não somos sem sal como o Cruzeiro pequeno no dia disse:

    Parabéns ao Timbu que foi valente na Série A!

    Como esquecer daqueles 5×2 em cima do Crucru?

    Valeu timbu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*