O orgulho do Nordeste

Placar de 2001 sobre o NordestãoO Nordestão sempre foi apontado como a “salvação” dos clubes da região. No entanto, por falta de datas no calendário, a competição foi extinta pela CBF em 2003. Desde então, os clubes tentam reeditar a competição.

Agora, 3 federações (CE, AL e PB) estão articulando a volta do Campeonato do Nordeste, segundo o site Verdes Mares (a “Globo” do Ceará). A competição teria o modelo da edição de 1994, com o estilo “copa”, com grupos e fases mata-mata.

Acho difícil encaixar a competição no calendário de 2010, já divulgado pela CBF, ainda mais no ano da Copa do Mundo. Mas se não for em 2010, que seja em 2011.

Por que? Simples. O Campeonato do Nordeste de 2001 foi a melhor competição de futebol profissional já realizada na região. Sucesso de público e crítica. Rentável. Grandes jogos (com todos os clássicos estaduais) e uma final apoteótica.

Na decisão, em 21 de abril, os dois campeões brasileiros do Nordeste em campo. Bahia e Sport jogaram na Fonte Nova diante de 65.924 pagantes. O Tricolor de Aço levou a melhor e ganhou por 3 x 1, com um golaço de Preto (vídeo abaixo).

Na época, o regional chegou a ser a manchete da revista Placar. No ano seguinte, novo sucesso. Outros regionais foram criados no país seguindo o formato do Nordestão (com turno, semifinal e final).

Um orgulho da região. 😎

Em 2003, porém, a CBF acabou com os regionais. A Liga do Nordeste conseguiu uma autorização na Justiça, mas a competição foi esvaziada. Dos grandes, apenas Vitória e Ceará participaram. O caso corre na Justiça até hoje, e a Liga pede uma indenização de R$ 15,2 milhões à CBF (veja AQUI).

Veja mais sobre todas as edições do Nordestão, entre 1994 e 2003, AQUI.

7 Replies to “O orgulho do Nordeste”

  1. Pingback: Volta Nordestão! Em 2011… | Blog de Esportes

  2. Cabe aos dirigetes das confederaçoes dos 8 ESTADOS se unirem e promover a volta do NORDESTAO. É uma formar de gerar renda para os clubes envolvidos como tambem a oportunidade para surgimento de atletas promissores. No entanto, li na imprensa escrita a participaçao de clubes de 5 ESTADOS, entao nao se pode chamar esse campeonato de nordestao. Sou Pernambucano, resido em pernambuco, sou tricolor, tenho pavor a preconceito e discriminaçao. Falta os CLUBES de SERGIPE, MARANHAO e PIAUI!!!

  3. Como a federação pernambucana e Baiana não estão envolvidas? São as únicas com participantes no clubes dos Treze, e mesmo capengando, ainda são detentoras do ” melhor” futebol do nordeste.

  4. Tem que voltar …cada vez mais somos escanteados no campeonato “Brasileiro” ! Nem na seleção do seleção do sudeste temos vez ! E tem que radicalizar: bloquear os sinais nos dias de jogos sulistas, em toda a região !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*