Superclássico das Multidões

Expresso Coral, ônibus oficial do Santa Cruz

De acordo com o IBGE, a população de Pernambuco no fim do 1º semestre de 2009 era de 8.810.256 habitantes, sendo o 7º estado mais populoso do país.

Se depender de dirigentes e lideranças políticas de Sport e Santa Cruz, o Clássico das Multidões não deixa espaço algum para a torcida alvirrubra no estado.

No ônibus oficial do Tricolor, o Expresso Coral, a mensagem é clara sobre o ‘tamanho’ do Povão: “Movido por 5.000.000 de apaixonados”.

Nesta sexta-feira, Homero Lacerda divulgou uma nota sobre a postura da Rede Globo em relação ao título nacional de 1987. Num trecho da nota, o ex-presidente leonino também estipulou o tamanho da torcida do Rubro-negro. Veja.

Ao longo dessa semana, a Globo tem divulgado que o Flamengo, caso vença o campeonato desse ano, será hexacampeão. Isso equivale a dizer que o Sport não foi o campeão de 1987. Assim, a sua emissora deturpa a verdade, afronta a lei, desrespeita os quatro milhões de torcedores do Sport e alimenta a impressão de que a Globo seria anti-nordestina.

Somando a massa dos dois clubes, o total chega a  9 milhões de torcedores, superando a população pernambucana em apenas “200 mil” pessoas.

Em 2007, a FPF encomendou um estudo sobre as torcidas em PE. O Sport ficou com 22,9%, enquanto o Santa ficou com 17,1%. Trazendo esses dados para 2009, os rivais teriam, respectivamente, 2.017.548 e 1.506.553 seguidores.

O Clássico das Multidões teria, então, um número mais próximo a 3.524.101 torcedores. Assim, as lideranças dos rivais erraram na contagem por “apenas” 5,4 milhões!

5 Replies to “Superclássico das Multidões”

  1. Vim para colocar em evidência o mesmo ponto de vista de Gilnerto de Freitas. Mas como já foi citado acho desnecessário. Tem vários assuntos que são “remoidos” além da conta, este do tamanho da torcida é um deles. Várias pesquisas já mostraram que grande parte dos pernambucanos, salvo os que moram na capital, torcem para times de outros estados. Ou seja se a população pernambucana se resume a 8 mi de habitantes, cerca de (apenas) 5 mi torcem para os três grandes clubes do estado. O que leva a crer que SE esta mensagem, no mínimo muito sonhadora, for verdadeira, estes torcedores do Santa não moram em PE. Ouvi dizer que boa parte da torcida tricolor é do Amazonas, Acre e até de fora do país. Locais como Afeganistão e o Cazaquistão de Borat, torcedor fanático da “cobrinha”.

  2. Vim para colocar em evidência o mesmo ponto de vista de Gilnerto de Freitas. Mas como já foi citado acho desnecessário. Tem vários assuntos que são “remoidos” além da conta, este do tamanho da torcida é um deles. Várias pesquisas já mostraram que grande parte dos pernambucanos, salvo os que moram na capital, torcem para times de outros estados. Ou seja se a população pernambucana se resume a 8 mi de habitantes, cerca de (apenas) 5 mi torcem para um dos três grandes clubes. O que leva a crer que SE esta mensagem, no mínimo muito sonhadora, for verdadeira, estes torcedores do Santa não moram em PE. Ouvi dizer que boa parte da torcida tricolor é do Amazonas, Acre e até de fora do país. Locais como Afeganistão e o Cazaquistão de Borat, torcedor fanático da “cobrinha”.

  3. 5 milhões de torcedores

    RI PRA CARALHO!

    Gosto do Santa..

    Mas 5 milhões? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Eleição é algo sério, contudo eu sugiro um referendo, igualmente aquele realizado a alguns anos atrás sobre a proibição ou não de uso de armas, com todos os clubes do pais cadastrados nas Federações e CBF. Uma eleição a nível nacional. 😉

  5. Bom dia!

    Acredito que vc tem que analisar a quantidade da torcida nao limitando apenas aos torcedores dentro do estado, pois, lógico que nao eh o fato da pessoa esta fora de Pernambuco que ela nao pode torcer por um time de lá. Sou Pernambucano e moro em Salvador, sou torcedor do Sport e pelo fato de não morar em Pernambuco não serei considerado torcedor do Sport? Entao analise a essa questao de quantidade de torcedores em um cenario macro, ou seja, nacional.

    Valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*