Pequeno Leeds

Leeds United

O domingo ficou marcado pela super-zebra que aconteceu na Copa da Inglaterra.

Jogando em Old Trafford, diante de 74.526 torcedores, o Manchester United, atual tricampeão nacional, perdeu por 1 x 0 do Leeds United, da 3ª divisão.

Lá não tem isso de ida e volta não… É apenas um jogo. Uma partida extra só acontece em caso de empate.

Desta forma, o poderoso Manchester, comandado por Sir Alex Ferguson, caiu fora da tradicional Copa da Inglaterra, que é o campeonato de clubes mais antigo do planeta. A primeira edição foi em 1872. Festa dos 9 mil torcedores do Leeds em Old Trafford.

A notícia do confronto repercutiu mundialmente. Um exemplo é o fato do nome “Leeds United” ter entrado na lista dos trending topics do Twitter como uma das principais menções do domingo. Não é pouca coisa!

O pequeno batia o gigante. Manchester, maior campeão inglês (18) e da própria Copa da Inglaterra (11). Tudo verdade. Mas com um “porém”.

Num campeonato disputado e rico como o inglês, um time pequeno seria campeão nacional 3 vezes nos últimos 40 anos?

O Leeds United, que completou 90 anos em 2009, conseguiu. 😯

Venceu a 1ª divisão em 1969, 1974 e 1992. Após esta última conquista, aliás, foi criada a Premier League, que tornou-se a liga mais rica do mundo.

O clube também ganhou a Copa da Inglaterra em 1972.

Mais… A galeria dos The Whites tem ainda 2 taças da Copa da Uefa, de 1968 e 1971.

Muitos podem até não lembrar, mas o Leeds disputou a semifinal da Liga dos Campeões da Uefa da temporada 2000/2001 contra o Valencia, quando acabou sendo eliminado.

Há 8 anos o “pequeno” quase avançou para decisão do maior torneio do continente!

Ok. Hoje, o Leeds está na 3ª divisão nacional. Desde 2007, aliás. Mas deve dar um trabalho danado convencer os torcedores de Ellan Road de que o clube é o novo “Davi” do futebol inglês… Um dia foi Golias.

2 Replies to “Pequeno Leeds”

  1. Um time que foi campeão inglês em 1992 não pode ser pequeno… Em tempo: antes do título em 2009, o Flamengo não era campeão desde 1992.

  2. Caro Cássio, vejo um grande equívoco em falar do Leeds como um ‘pequeno’ do futebol inglês.

    Atualmente, constumam considerar o Chelsea como um gigante europeu, mas se formos comparar, os resultados de Leeds e Chelsea ao longo dos anos são bem semelhantes.
    A diferença é que o Leeds é mais tradicional, o Chelsea é mais moda.
    É um clube falido pelos problemas financeiros no início do século, quando em 2003 explodiram dívidas de empréstimos que o presidente da época havia feito descontroladamente.
    Mas está ressurgindo, lidera a “Terceirona” e eliminou os diabos.
    Por baixo, combalido, pobre… Pequeno nunca.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*