Teatro dos sonhos centenários

Old Trafford, estádio do Manchester United

Um dos estádios mais famosos do planeta. E também um dos mais modernos.

Um gigante, casa de um dos clubes mais ricos do mundo.

Casa do Manchester United.

Há exatos 100 anos, o estádio Old Trafford abria os seus portões.

Um estádio que começou a ser construído em 1909.O futebol mal havia chegado no Brasil e na Inglaterra já se pensava num colosso.

O valor daquele primeiro sonho? Apenas 60 mil libras esterlinas. Pouco hoje em dia, mas uma fortuna na época. O estádio do United (imagem em preto e branco) foi projetado pelo arquiteto Archibald Leitch, o mesmo que havia desenhado os maiores estádios da Escócia (Hampden Park e Ibrox).

Old Trafford, estádio do Manchester UnitedEntre 1946 e 1949, os Diabos Vermelhos tiveram que jogar em Maine Road, antigo estádio do maior rival, o Manchester City. O motivo? Surreal. O estádio foi parcialmente destruído durante a 2ª Guerra Mundial. 😯

O estádio passou por sucessivas ampliações até chegar ao modelo atual. Ampliação das gerais, um novo anel de arquibancada… Um terceiro tobogã na arquibancada frontal! Cobertura em 100% dos assentos etc.

Somente com a colocação de assentos em todos os setores, em 1994, o clube gastou 10 milhões de libras. Nos últimos 14 anos foram 114 milhões de libras em ampliações, que fizeram a capacidade de público aumentar de 44 mil pessoas (já na época com cadeiras) para 76.212.

Durante esse tempo, o atacante Bobby Charlton, um dos ídolos do time nos anos 60, batizou o Old Trafford de “Teatro dos Sonhos”. Apelido nada modesto, hein!? 😯 Mas, de fato, o clube tinha um timaço, que chegou a ser campeão europeu em 1968.

E que passou a encantar o mundo a partir da década de 90.

Saiba mais sobre Old Trafford AQUI e AQUI.

2 Replies to “Teatro dos sonhos centenários”

  1. Matéria sensacional! Passou batida em quase todos os veículos de comunicação. É, realmente, um SONHO conhecer o “Teatro dos SONHOS”.
    Parabéns pela matéria!
    Obs.:
    “Saiba mais sobre Old Traffod AQUI e AQUI.”  –   Faltou o “R” na palavra Trafford.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*