Liga dos Campeões da Guanabara

Taça Guanabara 2010: Botafogo x VascoA Taça Guanabara é uma das competições regionais mais tradicionais do Brasil. E olhe que nem tem o peso de um campeonato estadual.

A competição, criada em 1965, corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca  (cujo segundo turno é chamado de Taça Rio).

Neste domingo, Vasco e Botafogo vão decidir o título no Maracanã.

O Botafogo, do técnico Joel Santana, busca o bi. Em 2009, diante de 70 mil pagantes, a Estrela Solitária venceu o modesto Resende por 3 x 0. Nesta temporada, o time tentará o seu 6º título.

O Vasco, do artilheiro Dodô, não conquista a Taça Guanabara desde 2003. Curiosamente, aquele ano marcou, também, o último titulo estadual do Gigante da Colina. Ao todo, o Vasco já venceu a disputa em 11 oportunidades.

Liga dos Campeões da UefaO maior campeão da Taça Guanabara é o Flamengo, com 18 títulos. O Flu tem 8 (veja a lista completa AQUI).

Ok… Histórico apresentado. Agora, falando da taça (literalmente), será que mais alguém achou o modelo parecido com outro troféu, muito mais tradicional e criado em 1955? 😯

A “versão 2010” da Taça Guanabara foi criada pelo escultor Kiko Azevedo. O troféu pesa 7 quilos e é todo banhado de prata (saiba mais AQUI).

Já o troféu da Liga dos Campeões da Uefa, cujo modelo atual (um pouco maior) foi concebido em 1967, foi criado pelo joalheiro suiço Jörg Stadelmann. Também é todo de prata, mas pesa 8 quilos e tem 74 cm (veja mais AQUI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*