Modelagem nova

Cidade da Copa

O que você acha do design da arena pernambucana para a Copa do Mundo de 2014?

Moderno, bonito, “padrão”, sem ousadia, normal etc…

Pois é. O modelo acima poderá ficar um pouco diferente. 😎

O gerente das parcerias público-privadas (PPPs) no estado, Silvio Bompastor, confirmou ao blog que o consórcio vencedor da licitação do estádio poderá realizar mudanças no projeto apresentado pelo governo em 15 de janeiro do ano passado.

E o prazo é bem longo. Vale até o dia da inauguração do estádio!

Considerando que o prazo de conclusão da obra é até 31 de dezembro de 2012, então a arena em São Lourenço da Mata poderá ganhar, sim, uma nova modelagem. Algo como uma cobertura diferente, por exemplo.

Com duas condições: o orçamento precisará ser rigorosamente o mesmo (R$ 480 milhões), assim como a capacidade de público (46.214).

É preciso mudar o design do estádio ou já está bom? Opine!

Na minha opinião, é um projeto arrojado e bonito. Porém, não é impactante.

Como o blog havia antecipado, 2 consórcios disputam a arena. Leia a reportagem do Diario de Pernambuco sobre o início da licitação AQUI.

17 Replies to “Modelagem nova”

  1. Pingback: Versão beta | Blog de Esportes

  2. Pingback: Enquete: Você aprova o design da Arena da Copa em PE? | Blog de Esportes

  3. Joca,

    Quem me falou foi Silvio Bompastor. Mas, como eu disse, a mudança foi apenas na modelagem. Toda a estrutura permanece, com o mesmo valor, número de lances de arquibancada, camarotes, capacide da público, tamanho das saídas… Tudo! Só mudou a fachada externa. Internamente (tirando as cores das cadeiras) é praticamente igual.

    O valor da obra é rigorosamente o mesmo.

  4. Permita-me um questionamento:

    1 – Foi Sílvio Bom Pastor que falou sobre alteração ou foi conclusão sua?

    2 – O qu Sílvio falou foi alterações quanto a fachada e não o projeto arquitetônico constrututivo?

    Pois existe regras claras no edital de licitação que o vencedor tem que seguir o mesmo. cito exemplo:

    1. CONTEÚDO DA PROPOSTA TÉCNICA E FATORES DE PONTUAÇÃO

    1.1. O LICITANTE HABILITADO deverá apresentar PROPOSTA TÉCNICA
    contendo todos os elementos necessários e suficientes à identificação das
    atividades inerentes à implantação e gestão da ARENA MULTIUSO DA COPA
    2014, em conformidade com demais disposições deste EDITAL:

    1.1.2. Apresentação de METODOLOGIA DE EXECUÇÃO em cumprimento
    integral ao ANEXO IV – PROGRAMA DE OPERAÇÃO DA ARENA – POA.

    Cássio, no anexo IV existe a planta do estádio, então por lei do edital, o estádio não pode ser alterado, segue mais:

    2. CRITÉRIO DE JULGAMENTO DA PROPOSTA TÉCNICA

    2.1. Somente serão avaliadas as PROPOSTA TÉCNICAS conformes com o
    conteúdo mínimo obrigatório da PROPOSTA TÉCNICA, de acordo com as
    diretrizes constantes do ANEXO IV – PROGRAMA DE OPERAÇÃO DA ARENA –
    POA, deste EDITAL.

    2.2.2.2. – Item 02 – Plano de Implantação do PROJETO CIDADE DA COPA
    (F2.02): Será pontuado quanto ao detalhamento do Plano de Implantação da
    ARENA MULTIUSO DA COPA 2014, com a execução das OBRAS DE
    CONSTRUÇÃO DA ARENA e do Plano de Implantação do PROJETO
    IMOBILIÁRIO, com a execução das OBRAS DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO
    IMOBILIÁRIO com ênfase no atendimento das diretrizes estabelecidas no ANEXO
    X – PROJETO BÁSICO DA CIDADE DA COPA E MODELAGEM, deste EDITAL

    Gostaria de rever esse post seu. Afinal alterações construtivas não podem ser feitas

    Abraços

  5. É por que não dá pra mostrar o que pensei para a Arena, mas quando falo em piscas, é mais ou menos, os vitrais mudando de cor e formando imagens, palavras e etc..
    como um grande telão….

  6. Rafael Farias,

    Valeu por acompanhar o blog e, principalmente, comentar! É assim que a gente faz o debate por aqui… Abraço!

    Sobre o nome do estádio: o governo voltou atrás e retirou o “Arena Capibaribe”. O nome oficial ainda será definido… Mas, independentemente disso, o consórcio deverá fechar um contrato de naming rights.

  7. Eu acho que falta aroojo neste design, é bonito e tudo, mas não causa aquilo que foi postado acima: IMPACTO!
    Acho que se alguns elementos fossem acrescentados ao modelo, como : Vitrais que mudam de cor, algo meio “pisca-pisca”, ficaria legal, também se desse para passar imagens na estrutura externa do estádio, colocaria a Arena Capibaribe(mudança de nome já), entre os mais bonitos do país.
    Sem falar que 46.000 mil lugares, é muito pouco, o Castelão e Fonte Nova, terão bem mais lugares, acredito que Recife, deveria tem um estádio com maior capacidade

  8. Alem do Bairro  que sera implantado,a Arena da copa sera plenamente ocupada assim como foi o Centrode convenções,que alguns fofoqueiros da epoca chamavam de “elefante  Branco”.O que se verifica  40 anos após,é que o Centrode convenções é um sucessoe so vive superlotadode eventos.Como a capacidade do centrode convenções foi superada,ja surgiu proximo O Chevrolet-hall(não sei que aparencia com chevrolet,tem aquilo ali…heheheheh)para suprira falta de agenda do Que seria um Elefante -branco!! kuakukakuakuakua!!!!!

  9. O  Estadio podera /devera sofrer modificações ao longo do projeto executivo .
    O importante é Pernambuco apos varios anos abandonado pelo governo federal(que so olhava para o sudeste) Pernambuco ter sido contemplado
    como subsede da copa do mundo,alem de ((refinaria+Suape+Porto digital+shopping rio-mar+copa do mundo +…+…++ =sucesso!!!!!!!!!!!)(mais uma vez)(1950,ja houve jogo em recife) e que vai ser um “Vetor” para o crescimento de Recife para “Oeste”,descentralizando um pouco o crescimento só “one-way” para zona Sul!BVA e Piedade..
    Tenho certeza que Elefante branco não será jamais!,inclusive ja citado acima.Principalmente porque  no Global será implantado um bairro novo na cidade com 10.000 casas de nivel bom ,alem de estação de metrô,avenidas,etc.Como a iniciativa Privada aceitou a parceria não sera “dinheiro do governo” “jogado Fora ” como falou o pessimista-ignorante-do-contrato.Contrato êste, que sera firmado com um dos dois Poderosos grupos privados que se habilitaram e depositaram 4.500.000,00(quatro milhôes e quinhentos mil reais) aproximadamente.Meus amigos Ordebrech,OAs não têm costume de jogar dinheiro fora não…..ok??
     
    Sucesso TOTAL!!!!!!!!!!!!

  10. Guilherme,
    Certamente você não me entendeu e acabou se contradizendo, veja o porque. Primeiro você escreveu:
    Dar um estádio para o PORTO? Ele não consegue nem manter os dois lances de arquibancada que eles tem em Caruaru, quanto mais um estádio novo.
    Depois você escreveu
    O que deve ser feito é os clubes de Pernambuco aceitarem jogar seus jogos na Arena Capibaribe (que não pode continuar com esse nome, convenhamos). Com isso, todos os problemas de manutenção do equipamento estaria resolvido.
    Quando eu falei do Porto eu dei um exemplo de time de pernambuco que não tem uma estrutura montada, ao contrário dos 3 da capital, e que até pouco tempo não queriam entrar nos planos da arena. Se não me engano o náutico falou que iria participar do projeto.
    O foco do problema não está no nome do estádio ou no design, mas sim no dinheiro que será gasto. Mas brasileiro é um povo muito festeiro mesmo, prefere que seja montado um palco caríssimo ao invés de serviços essenciais, pelo menos vai ter festa.
    P.S.: Cassio, no meu comentário anterior esqueci de parabeniza-lo pelo blog, está muito bom.
     
     

  11. Cadeiras brancas com detalhes vermelhos? É Arena Barbie, é? VTNC!!!!
    Sport, Barbie e Sarna têm a cor vermelha em comum, portanto, o vermelho deveria predominar nessa Arena!!! Sem falar que na cor branca qualquer sujeira ou arranhão fica mais aparente….
    Eu quero uma Arena na Ilha do Retiro (nem que seja daqui há 5, 10 ou 15 anos), tô me lixando para essa Arena que estão empurrando goela abaixo, e ainda mais com cadeiras brancas e detalhes vermelhos!!!  VTNC!!!!!
    PST
     

  12.     Este estádio trará desenvolvimento a um área pouco povoada e de poucas edificações.Quanto  a sua utilização pós-copa, basta utilizarem a criatividade : Campeonato Nordestino ( seleções e clubes), jogos de times pernambucanos em campeonatos nacionais ( um na capital outro na arena) evitando o confronto de torcidas na cidade, shows de música, eventos religiosos etc.O design é irrelevante.

  13. Que nada haver o cara falou acima.
     
    O estádio vai ser construído com base numa PPP. Existe uma série de outros benefícios que serão incorporados ao redor do Estádio conforme plano do governo. Não cabe ao Governo administrar o local, mas ao ganhador da licitação acima.
     
    Dar um estádio para o PORTO? Ele não consegue nem manter os dois lances de arquibancada que eles tem em Caruaru, quanto mais um estádio novo.
     
    O que deve ser feito é os clubes de Pernambuco aceitarem jogar seus jogos na Arena Capibaribe (que não pode continuar com esse nome, convenhamos). Com isso, todos os problemas de manutenção do equipamento estaria resolvido.

  14. É uma vergonha gastar tanto dinheiro para alguns jogos da copa, depois essa obra vai ficar parada e o dinheiro do povo vai ser jogado no lixo. Já que não podem dar um estádio para os três grandes do Recife, porque não criam um estádio para os menores, garanto que o Porto aceitaria mudar de cidade, como já fez anteriormente. O problema é que o governador quer mídia, e para isso ele precisa desse outdoor bilionário. Se Ricardo Teixeira não quiser que a copa venha pra cá, azar o dele, o que eu quero é meu dinheiro empregado em algo util e que será bem utilizado no futuro. O design do estádio pouco importa.

  15. Eu concordo com a opinão do blogueiro.
     
    A arena é bonita, porém não é impactante. Não tem o design de uma Allianz Arena ou o Ninho do Pássaro de Pequim, mas é bem bonita.
     
    Acho que diferente mesmo é o Estádio das Dunas de Natal. Aquele parece ser bem “invocado.
    Os demais estádios são do nível da Arena Capibaribe em termos de beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*