2014, no papel // 2022, construído

Jornal da Câmara dos DeputadosResquício da breve passagem em Brasília. Mas não menos importante.

Na visita ao Congresso Nacional, peguei um exemplar do Jornal da Câmara, que informa o movimento da casa. Quase todo…

Na capa da edição desta semana (que vence justamente nesta sexta-feira), a notícia de que metade (repito: metade) dos estádios da Copa do Mundo de 2014 vão atrasar novamente o início das obras.

A Fifa perdeu a paciência e cravou o dia 3 de maio como último prazo para o início. As 12 subsedes (com projetos revistos, licitações arrastadas etc) correm para aliviar a data.

Em Pernambuco, a Comissão da Copa quer uma semana de crédito, até 10 de maio.

A reportagem, cuja fonte é o presidente da subcomissão que fiscaliza a organização do Mundial, deputado Silvio Torres (PSDB-SP), não cita quais são os estádios. Por que…?!

Mas a matéria do Jornal da Câmara dá algumas dicas:

Vão começar em 3 de maio: Amazonas e Mato Grosso.
Vão atrasar: São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Abaixo, um vídeo com os estádios que poderão ser utilizados pelos Estados Unidos, que concorrem para sediar a Copa do Mundo (2018 ou 2022). Detalhe: todas as arenas já estão prontas e têm capacidade acima de 60 mil pessoas. Sem mais! A decisão da Fifa sobre as duas sedes será anunciada em dezembro deste ano.

2 Replies to “2014, no papel // 2022, construído”

  1. Bom, o fato é que os dirigentes Brasileiros já sabiam das exigências da FIFA quando candidataram um país visivelmente sem estrutura para sediar o evento. Vejo que em algumas cidades tem dirigente que usa argumentos ridículos para justicar a própria incompetência, tais como :
    1) “Tudo isso é arbitrariedade da FIFA ”
    2) ” Fifa malvada com seu caderno de encargos X povo brasileiro sofrido”
    3) ” Devemos fazer uma Copa para o povo brasileiro e não para FIFA”

    Quando candidataram o Brasil, o caderninho da FIFA já existia portanto esses “argumentos” são tolos. O fato é que disseram que tudo seria feito com dinheiro da iniciativa privada mas logicamente será com dinheiro público.
    Quem da iniciativa privada seria louco de investir em estádio em Cuiabá, por exemplo ? 2014 = privatização dos lucros e socialização dos prejuizos!

  2. Pingback: Tweets that mention A diferença entre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e a Coap de 2022, nos EUA: // Lá, já está tudo pronto... -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*