A culpa é sua, IBGE

IBGE

Se existe uma discussão interminável no futebol, esta é sobre o tamanho das torcidas rivais. Mas sobre o tamanho real, longe das simulações de pesquisas, com as suas margens de erros de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Essa chatice tem que ficar para as eleições mesmo. E olhe lá.

No dito País do Futebol, até hoje não se sabe o peso agregado das torcidas espalhadas pelo Brasil “continental”.

Em todos os censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a questão não foi colocada em pauta. E não será neste ano, pois o formulário do censo (feito detalhadamente a cada 10 anos) não consta a simples pergunta:

“Para qual time você torce?”

Seja lá qual for a desculpa (economia, estrutura ou realmente falta de interesse), o IBGE perde mais uma vez a chance de fazer algo revolucionário, de interesse de qualquer clube, de qualquer torcida. Resumindo: interesse de milhões.

Enquanto isso, somos obrigados a ler pesquisas de simulação até o fim dos tempos. Nesta terça foi divulgada mais uma, do Instituto Datafolha (veja aqui). Com todo respeito ao instituto (que entrevistou 2.600 pessoas em 144 cidades, em 15 e 16 de abril, através do método científico de abordagem), mas realmente bate aquela dúvida após a análise dos dados: “Alguém foi mesmo perguntado?”

IBGEVejamos os dados de Pernambuco.

Sport – 1.330.000 torcedores
Náutico – 600 mil
Santa Cruz – 520 mil

Isso mesmo, o Tricolor teria menos torcida que o Timbu. O povão coral teria uma massa menor que a população de Jaboatão.

E alvirrubros e tricolores teriam menos torcida que a Portuguesa/SP, que tem 880 mil. Aquela Lusa que não coloca 5 mil pessoas no estádio do Canindé.

Somadas, as torcidas dos 3 grandes do Recife chegam a 2.450.000 torcedores!

Isso corresponde a 65% da população da Região Metropolitana do Recife (de 3,75 milhões). Um número levando em consideração que NINGUÉM mais goste desses clubes no interior do estado ou mesmo fora de Pernambuco. No estado, aliás, a porcentagem é de apenas 27,8% num universo de 8,8 milhões de habitantes.

Francamente… Tantas pessoas assim que andam nas ruas do estado estão tão à parte do futebol (ou do futebol local)? Será que o leitor tem a mesma impressão?

Como curiosidade, vale lembrar uma pesquisa do Ibope de 1993, na qual o Sport teria 3,2 milhões de fanáticos enquanto o Santa teria 2,9 mi (veja aqui). Naquele ano, a população pernambucana não passava dos 7 milhões. Ou seja, só com os dois clubes, a porcentagem seria de 87%.

Qual pesquisa está mais próxima da realidade? Pois é, IBGE. A “culpa” é sua. A discussão sobre torcidas vai continuar.

E bastava uma perguntinha a mais no questionário.

28 Replies to “A culpa é sua, IBGE”

  1. A torcida do santa coloca em media 45mil e a do sport 25 mil é por causa do tamanho do estadio e não por causa que a torcida é a maior, pois é claro que da decada de 90 até hoje a torcida do sport tinha que crescer e a do sante cair, pois o sport foi o que conquistou mais titulos no estado e a copa do brasil e campionato brasileiro enquanto o santa conquistou o acesso a serie D, mas se o sport tivesse um estadio com capacidade para 60 mil ela tambem iria colocar mais torcedores que os rivais que tem a metade da capacidade do seu estadio, vocês não achão, e o santa so lota o arruda porque na serie D so teve uns 7 jogos e se os torcedores deixassem de ir para o arruda o time se afundava de vez, enquanto o sport  com a ilha com a metade da capacidade do arruda tendo uns 19 jogos ter uma media de puplico de 25 mil.
     
    então se a ilha dobra-se a capacideda teria 50 mil e o arrude dividi-se o seu tamanho por causa de uma reforma ele teria 22,5 mil.

  2. Cássio, antes de tudo parabéns pela sugestão. Vc foi o único Blogueiro, dos que costumo visitar, que fez tal sugestão. Sou Botafoguense e venho defendendo esse levantamento pelo IBGE há uns 6, 7 anos. Mas sempre sugerí que, antes de perguntar prá QUAL TIME TORCE, perguntar: VC SE INTERESSA (POR) OU ACOMPANHA FUTEBOL? CASO SE INTERESSE OU ACOMPANHE, QUAL SEU TIME DO CORAÇÃO? Acho tb que frequência de torcida ao estádio não define seu tamanho. A fase boa ou má do time – fase essa que pode ser curta ou prolongada – aumenta ou diminui a frequência da torcida ao estádio. Portanto, não é um termômetro confiável. Finalmente, mesmo não sendo tb um instrumento de pesquisa confiável, por várias razões que não vou aqui enumerar (são, pelo menos, 6), considero a TIMEMANIA um “termômetro” menos ruim do que as tais “pesquisas por amostragem” – que conheço muito bem (e sei como são fáceis de serem “elaboradas”), pois tenho especialização em marketing. Sem dúvida, o CENSO DO IVGE resolveria essa duvida, mas, aí, acabaria com a polêmica, que dá um lucro danado à “mídia”, né não?!      

  3. Pingback: Projeções através do censo | Blog de Esportes

  4. Pingback: Sport = 3,3 milhões de fanáticos = 11ª maior torcida | Blog de Esportes

  5. Pingback: A maior torcida… No Orkut | Blog de Esportes

  6. Valeu Cassio, e respeito muito a tua opinião, é claro que como vc disse, a media não seria decisiva para se definir  isso, mais é um quesito fundamental, e muito mais fundamental que estas pesquisas que aparecem cada vez mais toscas, como essa da data-folha,concorda?

    o corinthians e flamengo estão sempre no topo das médias , tanto que o corinthians na media nacional ano passado ficou em segundo(o santa foi o primeiro, mas é claro que vc sabe disso,heheh), nos ultimos quatro anos antes de 2009,é até covardia vc citar, não era nem pra o Santa  nestes tres ultimos anos estar na frente cassio, com as campanhas que o clube vem fazendo nos ultimos anos, o santa em 2005 não foi o primeiro porque justamente ninguem esperava que o time engrenasse daquela forma, foi uma grata surpresa como este ano vem sendo, e nestes 3 ultimos anos, ou a torcida chegava junto ou se corria o risco do clube acabar.

    agora como disseste, só teria essa forma de resolver essa pendenga, IBGE neles, mas na falta,  me desculpe e até gostaria de saber sua opinião, mas prefiro confiar nas medias pra saber a maior torcida, do que nestas pesquisas toscas. e pra vc?, qual é o metodo (fora o IBGE),  mais perto da realidade???

  7. Milton Estevam,

    Primeiro, obrigado por acompanhar o blog e participar comentando também.

    Sobre o que você disse, vou discordar de um ponto… Fundamental, na minha opinião.

    A média de público é importante, mas não é isso o que define qual é a maior torcida.

    Vou te dar um exemplo: o São Paulo.

    Tem o maior estádio particular do Brasil e já foi seis vezes campeão campeão brasileiro. Mas nem assim conseguiu estabelecer a maior média de público da Série A. Nenhuma vez.

    Detalhe: o São Paulo tem a terceira maior torcida do país. Só em São Paulo o número seria suficiente para levar 45 mil pessoas regularmente ao Morumbi.

    Portanto, a maior média não é o diferencial. O Santa se aproxima para terminar pela 3a vez com a maior média do Pernambucano. Porém, o Sport teve a maior média nos 4 anos anteriores à marca coral. Em um desses anos, 2005, o Santa foi o campeão estadual.

    Se a média garantisse de uma vez a maior torcida, o Bahia seria a 2a maior torcida do país. Na Série A, contabilizando todos os jogos como mandante, o Flamengo é o líder, sem surpresa, com 27.659 pessoas por jogo. Na vice-liderança, o Tricolor da Boa Terra, com 24.983 torcedores. Em 3o lugar, o Atlético-MG.

    Todos são clubes de massa, com torcidas numerosas. No caso do Galo, a torcida atleticana é menor que a do Cruzeiro, em todas as pesquisas.

    Se for dividir por “categoria”, talvez cheguemos a números diferentes, mas acredito que o dado absoluto deve levar em conta gente que vai e que não vai a estádio (e todos os times têm as suas parcelas à parte dos jogos).

    Até porque se for em média de público, o Borussia Dortmund da Alemanha, com 80 mil por jogo, seria um gigante…

  8. outra coisa Cassio, acho que o amigo alvirubro falou tudo, se  O santa sempre coloca mais torcedores no estadio, será que é por que a torcida do sport não gosta de ir a campo?, por que será que dos milhoes de rubro negros nem 35 mil eles conseguem colocar no estadio?, por que o campo é pequeno?, é menor?, quantos jogos este ano, (que é um dos melhores anos de media de publico da historia do pernambucano)a ilha ficou lotada com sua capacidade de 35 mil, e ainda com torcedores do lado de fora, pra ter que precisar de um campo maior?, pode olhar no borderôs, nem no classico contra o nautico eles conseguiram colocar mais de 26 mil torcedores.

    mas o santa com crise, fora de serie , time sem jogador famoso, consegue.
    este ano já tivemos provas de que colocamos, pois temos os dois maiores publicos do Brasil no ano, “ah um jogo foi com o sport”, ok!, 10 mil rubro-negros MAS  35 mil tricolores, ou seja colocamos 35 mil, e todos sabem bem que o santa dá aquela velha enxugada nas rendas e publicos, por causa dos homens de preto, pergunte a quem conhece bem o velho arrudão e pergunte a ele se no jogo contra o são paulo(outro público com masi de 45 mil torcedores no ano)se  ali tinha menos que 60 mil torcedores, aderval barros mesmo disse isso.

    então meus querido copiando o amigo alvirubro se o santa não é novidade colocar 40 mil, o sport colocar 25 mil e o nautico colocar 15 mil, tá na cara quem tem a maior torcida, é oSANTA.

  9. Parabéns , principalmente o CASSIO por não fugir da dissecação do tema  e dar a sua opinião sobre o assunto , e também o Tasso, vcs disseram tudo, acho que no caso teria que ter duas perguntas no minimo, teria que ser abordado sobre seu time os dois tipos de torcedor, aquele torcedor que vai a campo e escuta resenha que acompanha o time e tudo mais., e o torcedor simpatizante(a maioria com certeza seria de rubro-negros, é aquela torcida de shows ,de pagode e brega principalmente, torcedor de moda, de enquetes de internet, que quando vc pergunta quem é o goleiro do sport ele diz que é o Bosco , que são 12 na linha e um no gol,e por ai vai…,) mas falando serio teria que ser dividido nesses dois tipos, o dito torcedor, o tordedor torcedor e o storcedor simpatizante.

  10. A maior torcida do Nordeste sempre foi e sempre será a do Sport Club do Recife.não adianta discutir,em qualquer pesquisa,show,carnaval,só dá Sport na cabeça…
    “Pelo Sport Tudo”

  11. Não podemos confiar nessas pesquisas.
    Digo isso por causa da sua oscilação numérica.
    De uma pesquisa para outra um determinado time chega a perder “metade” da sua torcida em questão de meses.
    Em Pernambuco mesmo. Tivemos uma pesquisa encomendada pela FPF que apontou o Sport com 33% contra 27% do Santa. No outro mês o Datafolha publicou uma pesquisa apontando o Sport com 47% contra 12% do Santa.
    A única maneira para sabermos de fato quais são as maiores torcidas do país seria incluir no formulário do IBGE a seguinte pergunta: QUAL É O SEU TIME?
    É simples. Assim teríamos um resultado absoluto, sem contestação alguma. Acabaria de vez com essa polêmica em todos os estados do país.
    Minha parte eu faço. Sou um dos milhares de tricolores que ajudam o Santa indo pro estádio e torcendo de forma vibrante.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!
     

  12. eu moro em são paulo e tenho quase certeza que a torcida dos clube cariocas são grandes porque nos jogos da tv tipo a globo passa  para SP cruzeiro e são paulo e para o rio de janeiro e o brasil inteiro ceara e flamengo é claro que a torcida do flamengo vai ser grande, as pessoas no interior da bahia torce para os clubes do rio!

  13. quando algum clube do nordeste do brasil joga em SP o espaço determinado para eles enche porque em são paulo tem gente do brasil inteiro ou ate do mundo, se fosse fazer uma pesquisa em SP para saber pra qual time torce, teria torcida de todos os clubes do brasil principalmente do nordeste, ganharia ate das torcidas de corinthians,palmeiras,santos,são paulo e portuguesa. porque as pessoas  do brasil inteiro vem para SP o que tem aqui, alguns vem so para passar fome não consegue serviço.

  14. nossa aonde tem esses 880 mil torcedores da portuguesa que eu faço uma campanha para mudar o clube para esse lugar, pois eu torço para lusa e nao consigo ver o caninde lotado.

  15. A amostra do Recife deve ter sido entrevistada na Rosa e Silva. É a única explicação.

  16. Na minha visão não há necessidade desta pesquisa, pois torcedor é quem vai ao estádio.

    Se o Santa Cruz bota 40 mil num jogo, o Sport 25 mil e o Náutico 15 mil, tá na cara que a torcida do Santa é a maior do Estado.

    De que adianta um fulano dizer que torce para o Sport sem nem saber quem é o goleiro do time?

    Torcedor é o que vai a campo, pessoal.

    Saudações alvirrubras.

  17. Ah! E ainda esqueci de comentar o que eu queria.

    Torcida do Santos maior do que a do Atlético-Mg? Hum…!!!

    Também nem sequer citaram o Guarani, que conta com uma grande torcida no interior de São Paulo e que já foi campeão brasileiro no final da década de 70 e vice umas 3 vezes.

    Torcidas do Náutico e do Sport  maiores do que a do Santa Cruz?

    Votê!!!

  18. Olha, uma pesquisa que tem como resultado a torcida da Portuguesa com um número total de aproximadamente 900 mil fiéis é no mínimo contestável.

    Eu moro em São Paulo e a coisa mais difícil de se ver é alguém aqui dizer que torce pela Portuguesa. Nem espaço nos programas esportivos ela tem justamente pela falta de torcida.

    E ainda por cima ser tida como maior do que times como Náutico, Santa Cruz, Ceará, Atlético-Pr, Paysandu…

    Sei não viu, é cada uma!

  19. É um despropósito imaginar que depois de uma década perfeita como a dos anos 1990 e de uma irregular década a partir do ano 2000, mas que contou com um título nacional, a torcida do Sport tenha mirrado para 1.300.000 de pessoas. Basta lembrar a recente pesquisa da Maurício de Nassau. Cmo você colocou, Cássio, esse número é pequeno mesmo dentro da Grande Recifre, e com Caruaru (+ ou – 300.000 pessoas), Vitória (+ de 100.000), Carpina, Toritama, etc…

    E outra, o Santa decaiu muito, mas ficar em 3º? Impossível a torcida do Náutico passar o Santa Cruz.

  20. Tasso,

    Será que a pesquisa da Datafolha teve essa preocupação? Saber o tamanho real da torcida seria o primeiro passo (que, afinal, precisa ser dado).

    Porém, concordo com o detalhamento do estudo.

    Frequenta o estádio (quantas vezes por ano)? É sócio do clube? Torce por um segundo time? Gosta de futebol (claro que existe uma fatia da população que sequer gosta e não torce por nenhum time)? E por aí vai…

  21. Valeu, Tasso… não sabia disso! Sobre a questão de se o indivíduo é ou não torcedor, já valeria como um aprofundamento, com novas questões… geralmente, essas pessoas que não tem um time definido fala que torce pela Seleção Brasileira! 8)

  22. E a torcida tricolor ainda se diz maior que a do Sport! Nem maior que a do Náutico ela é hahahahahahaha

  23. Será que a polêmica sobre o tamanho das torcidas não é algo que os torcedores querem para continuar debatendo? Ora, tem gente que diz que não quer o uso do vídeo no futebol para não acabar com as polêmicas nas rodas de discussão. Tem doido pra tudo.
    Washington, plebicitos e referendos são formas da população se manifestar sobre a criação ou a aprovação de uma lei, não servem como pesquisa.
    Gosto da ideia de incluir a pergunta no IBGE, mas antes é preciso definir o que é um torcedor. Aquele que diz que torce mas que nunca foi a um jogo, nem vê pela TV, nem compra camisa, nem sabe o nome do melhor jogador não pode ser considerado torcedor.

  24. Cassio,
    Realmente, vacilo que até hoje eu não entendo, no entanto, ainda existe meios sem contar com IBGE, basta o governo realizar um referendo, ou coisa do tipo, como fez anos atrás sobre a proibição de porte de armas para civis. O único problema é que seria utilizado recursos públicos para algo tão “irrelevante”, mas que nos causa tanta curiosidade 😀 !

  25. Pingback: Tweets that mention A culpa é sua, IBGE | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*