Além do Playstation

Scout da Fifa

Quem jogou o game Winning Eleven (ou Fifa Soccer) já deve ter visto os gráficos acima. Scouts completos, desde os números da partida até a velocidade de cada atleta, os passes, a área de atuação no campo, a intensidade em cada setor, a posse de bola, a distância percorrida… Resumindo: o futebol explicado através de números.

Mas a arte acima tem um pequeno detalhe: essas imagens não são do Playstation, mas sim do site da Fifa, que vem dando um show de informações sobre todas as partidas da Copa do Mundo de 2010. Um exemplo: ele, o craque Lionel Messi.

Em sua estreia, no sábado, foram 84 passes, sendo que 65 deles foram acertados.

Quer algo mais restrito, como passes curtos? Ok. O camisa 10 da Argentina acertou 22 dos 25 que tentou. Lançamentos: 4 acertos em 11 tentativas.

Scout de Messi no jogo Argentina 1 x 0 Nigéria, na Copa do Mundo de 2010Messi correu 8.351 quilômetros na partida em Joanesburgo, a 20,8 km/h. Onde? Veja no gráfico ao lado. Quanto mais vermelho, maior a presença do meia, que se manda pela faixa central mesmo.

Todos os dados acima – e os gráficos estatísticos da ilustração – foram retirados do jogo Argentina 1 x 0 Nigéria. Veja o scout AQUI.

O scout foi desenvolvido pela Castrol especialmente para o Mundial. Os jogadores entraram em campo com chips nas chuteiras? Nem precisou…

One Reply to “Além do Playstation”

  1. Pingback: Seleção da tecnologia | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*