Duas décadas para uma alegria

Copa do Mundo de 2010: Uruguai 3 x 0 África do Sul

Faltavam cinco dias para que o Uruguai chegasse a 20 anos sem uma vitória na Copa. Um país muito tradicional, bicampeão mundial, mas que está num processo longo de má fase técnica. Durante todo esse período, apenas um título, na Copa América de 1995, quando jogou em casa. Aquele triunfo encerrou a geração do talentoso  meia Enzo Francescoli. Depois, fiasco atrás de fiasco.

Em 21 de junho de 1990, com um gol do atacante Fonseca aos 45 minutos do 2º tempo, a Celeste Olímpica venceu a Coreia do Sul no Mundial de Itália. O técnico era o mesmo deste ano: Oscar Tabarez. Aquela vitória era a única da seleção vizinha nos últimos 17 jogos em Mundiais.

Um retrospecto digno das equipes mais fracas da competição. Os 3 milhões de hinchas (torcedores) do país já não aguentavam mais. É, de fato, algo que não condiz com o Uruguai. Nesta quarta, o atacante Diego Forlán (um lastro de bom futebol no time) marcou duas vezes na vitória por 3 x 0 sobre a anfitriã África do Sul. Depois de 17 jogos, alguém marcou dois gols em 2010… Forlán, o artilheiro! Já era hora, Celeste.

Foto: Fifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*