100 vezes África

Copa do Mundo de 2010: Gana x Austrália

Um dia histórico para o futebol africano.

Neste sábado, 19 de junho de 2010, Gana disputou a 100ª partida do continente no Mundial. O 1 x 1 com a Austrália, em Rustemburgo, o time – atual campeão Sub-20 – confirmou a melhor campanha entre entre os 5 representates da África.

África na Copa: 100 jogos, 20 vitórias, 30 empates e 50 derrotas.

Até hoje, o melhor resultado foi chegar nas quartas de final, em 1990 (Camarões) e 2002 (Senegal). Será possível quebrar essa marca nesta edição? Com a resposta, África do Sul, Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Argélia.

A sede neste ano já é uma vitória. E o título mundial… Está longe?

A estreia do continente no Mundial aconteceu em 27 de maio de 1934, na Itália. A competição, bem mais enxuta, começou já nas oitavas de final. O Egito – que, apesar de ser o atual campeão africano, está fora da Copa de 2010 – foi derrotado pela Hungria por 4 x 2, em Nápoles.

Apesar da eliminação, o Egito teve a honra de marcar o primeiro gol da África na Copa do Mundo, através de Abdulrahman Fawzi. Aliás, o atacante egípcio marcou os dois gols do seu país. E ainda fez o outro (que teria virado o placar para 3 x 2), mas o árbitro italiano Rinaldo Barlassina anulou…

Já a primeira vitória aconteceu apenas 2 de junho de 1978, quando a Tunísia bateu o México por 3 x 1, de virada, na cidade argentina de Rosário. Veja um vídeo sobre o histórico triunfo abaixo, diante de 17 mil torcedores.

Foto: Fifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*