Conmebol > Uefa

ConmebolUefaA classificação do Paraguai foi histórica não apenas para o país vizinho, que chega pela primeira vez às quartas de final, como para a Conmebol, que conta com um número recorde de filiados nesta etapa do Mundial.

São quatro países sul-americanas entre os oito melhores. E olhe que foram apenas cinco representantes. Europa? Três seleções, já considerando o vencedor do Clássico Ibérico. A armada do Velho Mundo desembarcou com 13 times na África do Sul…

Em 19 edições, esta é a segunda vez que se registra um número tão baixo para a Uefa. A primeira? Logo no pioneiro Mundial de 1930, no Uruguai, quando muitos países desistiram porque não encarar atravessar o Oceano Atlântico de navio.

Ou seja, levando em conta a evolução do futebol nesses 80 anos, a confederação europeia (Uefa) tem o seu pior desempenho até aqui. O “até aqui” foi escrito porque alguma equipe de lá pode faturar a Copa e destruir essa estatística.

A Conmebol, por sua vez, repete o seu melhor desempenho, também com 4 seleções. Em 1930, Uruguai e Argentina decidiram o título (a Celeste venceu), enquanto Chile e Brasil ficaram nos 5º e 6º lugares, respectivamente. Já na Copa da Itália de 1934 a soberania europeia foi 100%, com oito times nas quartas de final.

Sobre 2010: a América do Sul tem a chance de emplacar as duas semifinais: Brasil x Uruguai e Argentina x  Paraguai. Aí, confesso que já é um devaneio do blog…

2 Replies to “Conmebol > Uefa”

  1. É um dado estatisticamente interesante mas lembremos que ,em 94, o Brasil era o único não europeu entre os 8 e mesmo assim faturou a taça.

  2. Pingback: Tweets that mention http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=23477utm_sourcepingback -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*